Bloco União Sul reúne o melhor do samba da região sul da França
Por Redação
Luiz Carlos Leitão de Oliveira, ou simplesmente Mestre Bereco é um apaixonado pelo samba e pelo carnaval. Integrante da produtora Mais Brasil, este percursionista tem levado seu talento para países europeus. Recentemente, o moço esteve na cidade de Marselha – sul da França e colocou franceses e demais participantes para sambar.
A pivô de tudo isso foi Leila da Cuíca, a responsável pelo bloco União Sul, que executou uma bela homenagem à escola campeão do carnaval carioca – Mocidade Independente de Padre Miguel.
Criado por Leila que faz parte da Associação Casa Do Samba, o bloco União Sul reúne o melhor do samba da região sul da França. E a mesma é famosa por aglutinar vários grupos de samba de várias regiões francesas, como: Lounge, Aix, Fréjus, Gap, Arles, Montpellier e Marselha.
Alimentados com a febre brasileira dos ritmos e batucada, onde se destacou o samba, esta equipe formada de ritmistas revisitaram, apaixonadamente, sambas antológicos, enriquecidos com novos arranjos. Com isso, os percursionistas comandados por Mestre Bereco selaram o vínculo entre Marselha e Rio de Janeiro.
E muitos foram os artistas reunidos, como os grupos Ke-legal de Frejus, Takalakata de GAP, Curinga de Aix, Viajem Samba de Arles em Cascara, a Casa do Samba de Marselha e Claudio Penido – produtor cultural responsável pelo intercâmbio Brasil-Suíça-Europa e responsável pela produtora Mais Brasil.
Leila da Cuíca agradeceu a Bereco – “obrigado Mestre por ter partilhado todos os seus belos momentos conosco, que ficarão para sempre gravados em nossos corações”. Um agradecimento especial foi dirigido ao produtor Claudio Penido – responsável pelo encontro em Mestre Bereco e o bloco União Sul – “Um grande obrigado à Mais Brasil e ao seu projeto do intercâmbio cultural, com Claudio Penido, por ter permitido isso”.
Fotos: Ludovic Alussi & Claudio Penido.