Browse By

Beija-Flor fecha a primeira noite de desfiles na Sapucaí pelo Grupo Especial

Por Gilvan Lopes e Carol Ferreira

Fotos por Mariana Barcellos, Carol Ferreira e Marcelo Faria

Suporte Técnico: Julia Fernandes

Editor Chefe: Marcelo Faria

O projeto carnavalesco que deu origem ao enredo “A Virgem dos Lábios de Mel – Iracema” é inspirado na obra que descreve o encontro entre o português Martin Soares Moreno, e a Virgem dos Lábios de Mel, a índia da tribo Tabajara, de nome Iracema, tem o Ceará como palco principal, e como cenário, a natureza exuberante deste lugar paradisíaco, de verdes matas, onde cantam jandaias nas frontes de carnaúba.

A Beija-Flor de Nilópolis realiza seu desfile mostrando sempre a força, determinação e alegria extrema de sua comunidade, aliada à disciplina. E ainda tem o seu samba enredo, citado pela mídia especializada como o melhor de 2017.

O Portal de Notícias Sambrasil – www.sambrasil.net fez uma série de entrevistas com os sambistas da Azul e Branco de Nilópolis.

Betinho Santos, é o primeiro cavaco da Beija-Flor, também é um dos compositores do samba enredo, por sinal, o samba é citado pela crítica e mídia especializada, como o melhor samba do ano. Falamos com o compositor, sobre o seu sentimento a sua obra cantada na Avenida. “- Este ano é muito especial, toda vez que o Neguinho Beija – Flor, dá o grito “- Olha a Beija-Flor aí gente.

 Chora cavaco!”, é comigo que ele está falando, imagina agora que vamos entrar na Avenida. Agora além do cavaco, tenho também o samba enredo cantado por este gênio. É sensacional!”.

Falamos com o primeiro casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira, Claudio e Selminha Sorriso, que como sempre recebeu o carinho e admiração de nossa equipe, sentimentos estes, que são recíprocos por parte do maravilhoso e talento casal. A dupla está afiada para mais uma vez conquistarem as notas máximas e ajudar a escola a conquistar mais um campeonato. “- Estamos prontos, com muita garra e dedicação. Eu sou “Iracema”, faço tudo com muito amor e paixão. E este enredo me emociona demais, é uma linda história de amor. Ah! Eu amo vocês do Portal Sambrasil”, disse Selminha. Claudinho, manteve o clima descontraído da conversa, e só quis comemorar e celebrar a vida e o trabalho dedicado que fazem há 25 anos juntos. “- Vamos se deus quiser, buscar mais um título!”.

Falamos com  um dos regentes da Bateria da azul e branco de Nilópolis, Mestre Rodney, ele divide o comando com Mestre Plínio, e  disse estarem prontos para encantar a Sapucaí: “Vamos fazer tudo que ensaiamos um ano inteiro; viremos representando a Orquestra Popular Indianista em homenagem a pintura nativa do povo indígena; e,  vamos passar com muito mais garra e vontade do que apresentamos no Ensaio Técnico, onde já fomos muito bem por sinal”.

Laíla, Diretor de Carnaval e de Harmonia da Beija-Flor, também falou ao Portal de Notícias Sambrasil: “Hoje é o dia do espetáculo, você ensaia bastante mas a estréia que é importante; espero que a escola consiga desempenhar aquilo que eu idealizei; temos um samba maravilhoso, e vamos interagir com todos que estiverem nos assistindo; estamos montando uma grande apresentação, a história vai ser contada através dos Atos e como pano de fundo as nossas Alegorias; tudo me emociona nesse momento, fico tenso porque quero que tudo dê certo, nos ensaios tudo é ótimo, espero que a Beija-Flor mostre um grande desfile através do seu canto e de sua dança”.

Ouça o samba:

{play}audios/liesa5_beijaflor2017.mp3{/play}

Autores: Claudemir, Maurição, Ronaldo Barcellos, Bruno Ribas, Fábio Alemão, Wilson Tatá, Alan Vinicius e Betinho Santos

ARA QUEM BATEU NO CHÃO

A ALDEIA TODA ESTREMECEU

O ÓDIO DE IRAPUÃ

QUANDO A VIRGEM DE TUPÃ SE ENCANTOU COM O EUROPEU

NESSA CASA DE CABLOCO HOJE É DIA DE AJUCÁ

DUAS TRIBOS EM CONFLITO

DE UM ROMANCE TÃO BONITO COMEÇOU MEU CEARÁ

PEGA NO AMERÊ, ARETÉ, ANAMA

PEGA NO AMERÊ, ARETÉ, ANAMA

BEM NO CORAÇÃO DESSA NOSSA TERRA

A MENINA MOÇA E O HOMEM DE GUERRA

ELE SENTE A FLECHA, ELA ACERTA O ALVO

ÍNDIA NA FLORESTA, BRANCO APAIXONADO

VEM PRA MINHA ALDEIA, BEIJA-FLOR

TABAJARA, PITIGUARA BATE FORTE O TAMBOR

UM CHAMADO DE GUERRA, MINHA TRIBO CHEGOU

RECLAMANDO A PUREZA DA PELE VERMELHA

NO VENTRE BATE O CORAÇÃO DE MOACIR

O MILAGRE DA VIDA, ME FAZ UM MAMELUCO NA SAPUCAÍ

OH LINDA IRACEMA MORREU DE SAUDADE

MULHER BRASILEIRA DE TANTA CORAGEM

UM RAIO DE SOL A LUZ DO MEU DIA

ILUMINADA NESSA MINHA FANTASIA

A JANDAIA CANTOU NO ALTO DA PALMEIRA

NO NOME DE IRACEMA

LÁBIO DE MEL, RISO MAIS DOCE QUE O JATI

LINDA DEMAIS CUNHÃ-PORÃ ITEREI

VOU CANTAR JUREME, JUREME, JUREME

VOU CANTAR JUREMA, JUREMA

UMA HISTÓRIA DE AMOR, MEU AMOR

É O CARNAVAL DA BEIJA-FLOR

A NOSSA VOZ VAI ECOAR… PRESERVAR!

Sonho da Cidade do Samba 2 está mais próximo de virar realidade

Por Redação O Portal Sambrasil apurou que quatro escolas da Série A estão sem ...

Learn more