Beija-Flor de Nilópolis apresenta seu enredo para 2023
Por Redação
O GRES Beija-Flor de Nilópolis revelou na tarde deste sábado, 2 de julho, durante a sua tradicional feijoada, o enredo “Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência” , para o Carnaval 2023. Os carnavalescos André Rodrigues, autor do tema, junto com Mauro Cordeiro e Alexandre Louzada serão responsáveis pelo desenvolvimento.
A escola justificou o enredo. “O bicentenário da Independência é um momento propício para um debate profundo acerca dos rumos e do próprio sentido do país. O carnaval carioca, alegria e manifestação, não poderia ficar de fora desta ampla discussão. A festa consolidou-se como um espaço privilegiado para reflexão e a disputa de questões de importância fundamental em um espetáculo artístico de inegável dimensão política e caráter pedagógico.
Através do seu desfile, um ato cívico, nós propomos que a independência é um processo, defendemos um novo marco para a emancipação política brasileira, destacando o protagonismo popular enquanto denunciamos o caráter autoritário, tutelar, excludente e desigual do Estado, desde sua gênese até a atualidade.”.
No Carnaval 2022, a Beija-Flor de Nilópolis conquistou o vice-campeonato do Grupo Especial.
VEJA AQUI COMO FOI O DESFILE DA AGREMIAÇÃO EM 2022
VEJA TAMBÉM EM VÍDEO NO REELS DO INSTAGRAM
A Beija-Flor quer exaltar a “verdadeira” Independência do Brasil no Carnaval 2023. A azul e branca da Baixada Fluminense lançou neste sábado, 2, seu enredo para o próximo desfile, intitulado “Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”. A proposta tem assinatura dos carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues, em parceria com o pesquisador Mauro Cordeiro. A divulgação aconteceu na quadra, em Nilópolis, em meio à tradicional feijoada realizada todos os meses.
— A ideia é provocar na mente das pessoas que a Independência não deveria ser comemorada em 7 de setembro e sim em 2 de julho, pois é a data em que se celebra a expulsão das tropas portuguesas da Bahia em 1823, um triunfo nacional com forte protagonismo feminino e afro-ameríndio — explica Rodrigues, recentemente convidado por Louzada para assinar o Carnaval da agremiação: — Assim, a comemoração do bicentenário não seria em 2022, mas, sim, em 2023, onde se completam 200 anos desta vitória
A “Deusa da Passarela” quer propor novos marcos e símbolos nacionais a partir do protagonismo popular, desde a Independência até os dias atuais, e pretende transformar o desfile em um grande ato cívico.
— Levaremos para Avenida uma nova perspectiva destes fatos históricos, postos sob uma visão carnavalesca, sonhando com possibilidades de novos Brasis — completa Rodrigues.
Antes mesmo do anúncio, a Beija-Flor movimentou as redes sociais e intrigou torcedores com ações e intervenções repletas de criatividade e impacto, realizadas ao longo do mês de junho.
Na primeira delas, a escola espalhou cartazes pela Baixada Fluminense e Zona Norte do Rio com os dizeres “Independência pra quem?” e “O que vamos comemorar no Carnaval 2023?”. A segunda ação foi a interdição do seu barracão na Cidade do Samba, na Zona Portuária da cidade, que teve uma das entradas fechada e pichada com palavras de ordem, como “Educação”, “Direitos iguais” e “O Brasil está com fome”.
Ao mesmo tempo, na internet, a instituição relembrou seus desfiles de temática crítica e social, na série chamada “A Beija-Flor em movimento”.
— O nosso desfile será um monumento vivo aos verdadeiros “Heróis da Liberdade”. Além dessa batalha, também vamos aclamar todos os movimentos sociais significativos que buscaram a libertação da nossa pátria, da Indendência até hoje — descreve Louzada, completando: — Queremos entender se, de fato, desatamos as amarras em relação à Coroa Portuguesa ou só trocamos o poder de mãos. E onde o povo brasileiro estava nesse episódio, bem como os ideais de liberdade e igualdade.
O novo enredo é uma das apostas da Beija-Flor para conquistar o 15º campeonato da história da escola — em 2022, “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor” rendeu o título de vice-campeã. A transição entre os temas foi aplaudida pelo público da quadra, satisfeito com o lema de 2023 e também com a feijoada preparada sob o comando de Tia Débora, presidente da velha-guarda.
Junto a Louzada e Rodrigues, o lançamento contou com as participações do presidente Almir Reis e do diretor de Carnaval Dudu Azevedo. Os detalhes do enredo, anteriormente apresentados a Anísio Abraão David, presidente de honra, foram fortemente aplaudidos pela comunidade.
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts1
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTEM AS MAIS NOVAS, CHAMADAS DE ÔMICRON XE E A ÔMICRON XQ, BASTANTE CONTAGIOSA. ALÉM DAS TRADICIONAIS DOENÇAS/SINDROMES RESPIRATÓRIAS, ENTRE ELAS JÁ ESTÁ CIRCULANDO O VRS (VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO). E AINDA, JÁ TEM CONFIRMADO NO BRASIL, OS PRIMEIROS CASOS DA “VARÍOLA DO MACACO”.
AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.
A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!
E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @portalsambrasil
[frontpage_news widget=”1276″ name=”Conteúdo Geral”]