Arlindinho celebra 10 anos de carreira com turnê internacional dedicada ao samba
Por redação
O sambista se despede de um início de temporada 2019 bastante agitado com 77 shows entre janeiro e março e embarca dia 18 para temporada europeia
O ano de 2019 vai ser de transformação para o cantor e compositor Arlindinho. É o ano em que ele celebra 10 anos de carreira dedicada ao samba, se prepara para a segunda turnê internacional na Europa e, em breve, o lançamento do seu site oficial.
Com um início de temporada intenso – o artista se apresentou mais de 75 vezes em 2019 entre Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão entre os meses de janeiro e março – Arlindinho embarca para Europa no próximo dia 18 e já tem apresentações confirmadas na Suíça, Espanha, Portugal e Inglaterra.
“Estou muito feliz e honrado por representar o nosso samba no exterior e ter a oportunidade de levar a nossa música para o mundo”, afirma o sambista Arlindinho, que pela primeira vez viaja ao exterior sem a banda.
Não é a primeira vez do artista no exterior, que ano passado esteve em Ovar (Portugal) e em Zurique (Suíça). O artista leva na bagagem um repertório recheado de sucessos de grandes nomes do samba, leva à Europa suas obras autorais como ‘Você é o Espinho e Não a Flor’, ‘Meu Caminho’, ‘Bom Aprendiz’, além de músicas de seu novo EP como ´Déjàvu´ e ‘Esse Nego´.
A turnê se encerra no dia 8 de abril com a volta do artista para o Brasil. Arlindinho já chega aos país envolvido com os últimos ajustes para o lançamento do seu primeiro EP ‘Esse Nego’, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre.
Samba de Berço
Nascido em berço de bamba, Arlindo Neto ou Arlindinho como prefere ser chamado, respira o samba em ambiente doméstico desde a infância. Filho de Arlindo Cruz e Babi Cruz e apadrinhado por Acyr Marques, o jovem sambista, cantor e compositor carioca convive com mestres que o influenciaram na escolha da carreira como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Fundo de Quintal e Xande de Pilares.
A trajetória na música já se desenhava como um caminho sem retorno. Desde criança, Arlindinho viveu e se rendeu ao mundo do samba, do qual a sua mãe Babi também era integrante na profissão de porta-bandeira. Seu contato com o gênero musical foi precoce: aos onze anos desfilava no Império do Futuro. Aos 13, compôs o seu 1º. samba-enredo sagrando-se campeão pela escola mirim ‘Estrelinha da Mocidade’ na Marquês de Sapucaí. Nessa escola, seguiu como intérprete até os 18 anos.
Giro pelo Mundo Carnaval
Em 2010, Arlindinho anuncia o seu retorno às disputas de samba-enredo. Sem o apoio da família, teve o seu samba ‘Dom Quixote de La mancha, O Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis’vencedor na GRES Ilha do Governador em sua primeira disputa profissional junto às escolas do Grupo Especial. Nessa época, Arlindinho já era reconhecido pela crítica e público como o compositor mais jovem de samba-enredo do Carnaval carioca. No ano seguinte, garantiu o mesmo feito e se tornou bi-campeão do samba pela mesma agremiação.
No mundo do Carnaval, Arlindinho ainda compôs e foi campeão em parceria com Arlindo Cruz em samba-enredo homenageando à Dona Ivone Lara em 2012 para o GRES Império Serrano‘Dona Ivone Enredo do Meu Samba’. Em 2013 foi a vez de abocanhar a disputa vencendo com o samba-enredo da GRES Grande Rio ‘Amo o Rio e Vou à Luta… Ouro Negro sem Disputa’. Em 2014 a redenção: o jovem sambista foi vencedor de disputas na Unidos de Padre Miguel‘Decifra-me ou Te Devoro: Enigmas da Vida’ e da GRES Unidos do Viradouro ‘Sou a Terra de Ismael. Guanabara Vou Cruzar, Pra Você Tiro o Chapéu, Rio Eu Vim te Abraçar’, marcando o retorno da agremiação para o Grupo Especial. No GRES Imperio Serrano, Arlindinho marcou presença entre os compositores em 2015 (‘Poema aos Peregrinos da Fé’), 2016 (‘Silas Canta Serrinha”) e 2018 (‘O Império do Samba na Rota da China’). Entre 2018 e 2019, Arlindinho figura como co-autor do samba da escola X9 Paulistana (Grupo Especial, Carnaval de SP) em homenagem a Arlindo Cruz cujo enredo é: “Meu lugar é cercado de luz e suor, esperança num mundo melhor! O show tem que continuar”. No Rio, a escola Arranco do Engenho de Dentro também desfila o enredo “Arlindo Cruz – Partideiro Imperiano”, série C do carnaval carioca.
Profissionalismo no Samba
Já como cantor e compositor, Arlindinho participou da gravação de dois DVD’s de Arlindo Cruz: ‘Pagode do Arlindo’ (2003, Warner Music) e ‘Arlindo Cruz ao Vivo MTV’ (2009, Deckdisc). Na mesma época, fez o convite ao pai sambista para parceria na música ‘Bom Aprendiz’, um desafio para o jovem que tem Arlindo Cruz como mestre e o seu maior crítico profissional.
Em 2009, a formação do grupo ‘Bambas de Berço’ também marcou a trajetória profissional de Arlindinho. Composto de amigos de infância do sambista, o grupo era formado por filhos de artistas de renome no mundo do samba: Marquinhos Nunes (Marquinhos PQD); Paulão Rufino (Sergio Rufino); Marcos Esgulebinha (Marcos Esculeba); Henrique Arcanjo (Mestre Coé); Ricardo Fonseca (sobrinho de Andrezinho) e Renato Moraes (Regina Moraes). Essa nova experiência que durou cerca de dois anos rendeu ao Arlindinho o seu primeiro CD ‘Bambas de Berço’, além de experiência em palco, o domínio da empatia com o público e o exercício do profissionalismo no samba com destaque para uma temporada no Teatro Rival e apresentação na Cidade do Samba.
Sempre em Busca de Novos Desafios
Desde 2016, Arlindinho roda o país com a turnê do álbúm ‘2 Arlindos’ acompanhado de seu Mestre Arlindo Cruz. Devido ao conhecido problema de saúde de Arlindão, o projeto deu uma pausada em março de 2017. Na oportunidade, Arlindinho cumpriu shows shows pré-agendados e, recentemente, esteve envolvido no lançamento de EP desse projeto.
Como ‘O Show tem que Continuar’, o jovem compositor que não foge à luta estreia um novo projeto chamado ‘Arlindinho Canta Arlindo’ que tem como espinha dorsal o vasto repertório de Arlindo Cruz composto por mais de 750 composições. Arlindinho é o mestre de cerimônias e reúne artistas da nova geração do samba e de outros gêneros musicais com os mais tradicionais, seguindo a fórmula de sucesso já experimentada por Arlindo Cruz. O projeto celebra o seu primeiro ano de vida.
FICHA TÉCNICA – ARLINDINHO
Tempo de Carreira: 10 anos
Principais composições:
‘Bom Aprendiz’ (com Arlindo Cruz)
‘Dom Quixote de la Mancha, O Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis’ (com Grassano, Gabriel Fraga, Marcio André Filho, João Bosco, Gugu das Candongas, Marquinhos do Banjo, Ito Melodia e Leo da Ilha)
‘Dona Ivone Lara: O Enredo do Meu Samba’ (com Arlindo Cruz e Tico do Império)
‘É Corpo, é Alma, é Religião’ (com Rogê e Arlindo Cruz)
‘Meu Caminho’ (com Marquinhos Nunes e Jorge Davi Junior)
‘Você é o Espinho e não a Flor’
Discografia:
Lançamento do EP ‘Esse Nego’ (2º. Semestre de 2019)
Arlindo Neto: Um Bom Aprendiz – Ao Vivo, 2014 (Sony Music)
Bambas de Berço, 2010 (Independente)
Redes Sociais Oficiais:
Fanpage – @arlindinhooficial / Instagram – @arlindinhooficial / @arlindo.neto.52
Facebook Arlindo Cruz – @ArlindoCruzOficial / Instagram @arlindocruzobem / YouTube ArlindoCruzOficial
YouTube – Arlindinho
Projetos:
Arlindinho Canta Arlindo (desde 2017) – @arlindinhocantaarlindo (Instagram e Facebook)
Pagode do Arlindinho (desde 2015)
Pagode 2 Arlindos (2015/2016/2017)
Samba é Bom de Qualquer Jeito (desde 2019)
Tours Internacionais:
Março/ Abril 2019 – Zurique (Suíça)/ Madri e Barcelona (Espanha)/ Lisboa e Ovar (Portugal)/ (Londres) Inglaterra