Browse By

ANA COSTA, por Marcelo Faria – Copyright 2013 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil

ANA COSTA, por Marcelo Faria – Copyright 2013 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil
Imagem produzida durante show na sede do Cordão da Bola Preta

Por Marcelo Faria

Imagem produzida durante show na sede do Cordão da Bola Preta

Ana Cristina da Costa (Rio de Janeiro, 8 de março de 1968) é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. A cantora faz parte da nova geração e foi muito atuante na revitalização da Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro.

A cantora Ana Costa, tem Martinho da Vila, como seu grande mestre na música. Para seu primeiro DVD – uma coprodução do Canal Brasil –, a carioca escolheu homenagear seu padrinho artístico e sua maior inspiração nos palcos. Em show gravado no Centro Cultural João Nogueira, no Rio de Janeiro.

Com uma trajetória de sucesso, indicada três vezes como melhor cantora de samba no Prêmio da Música Brasileira, a artista foi eleita Revelação no 5º Prêmio Rival Petrobras de Música, considerada “um dos talentos de 2006”, por Antonio Carlos Miguel e foi a cantora da música-tema “Viva Essa Energia” dos jogos Pan-americanos 2007, junto com Arnaldo Antunes.

Apareceu inicialmente em 1994 no grupo Couer Sambá, grupo formado pelos filhos de Martinho da Vila, e no Roda de Saia, em 1996, integrado por Bianca Calcagni (percussão e voz), Roberta Nistra (voz e cavaquinho), Geórgia Câmara (percussão), Carol D’Ávila (flauta) e a própria Ana no violão e voz. Participando do Roda de Saia, mais tarde com o nome reduzido para O Roda, apresentou-se durante dois anos no bar Butiquim do Martinho, em Vila Isabel.

Em 2007, ao lado de Dorina, Aninha Portal, Camila Costa, Elisa Addor, Magali, Márcia Lima, Telma Tavares, Verônica Ferriani e Vika Barcellos, participou do CD “As cantoras da Lapa – Encantos do samba”, com arranjos de Alceu Maia e Fernando Carvalho, no qual foram incluídas dez composições de Ricardo Brito com variados parceiros. No disco interpretou a faixa “Feitiço do tempo” (Alceu Maia e Ricardo Brito).

No ano de 2013, participou da semana “Os Sambas do Brasil”, dentro das comemorações do “Ano Brasil Portugal”, apresentando-se no Espaço Brasil, em Lisboa (Portugal). Em 2014 apresentou no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, o show “Pelos caminhos do som”, em homenagem a Martinho da Vila. Em 2015 apresentou o show “Pelos caminhos do som – Ana Costa canta Martinho da Vila”, com direção de Analimar Ventapane, para gravação de DVD homônimo, na casa de shows Imperator, no Rio de Janeiro.

Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Zambo Discos/ Biscoito Fino, o DVD “Pelos caminhos do som – Uma homenagem a Martinho da Vila”, que contou com a participação do homenageado nos extras, onde tecem comentários sobre o show. O lançamento do DVD foi realizado no Teatro Net Rio, no Rio de Janeiro.

Zezé Motta lançando o seu recomendado CD “O Samba Mandou Me Chamar”

Por Redação O projeto Quartas Brasileiras completou 3 anos em março e orgulhosamente ...

Learn more
error

Gostou do Portal Sambrasil? Então siga-nos e inscreva-se!