Álbum Espelho de João Nogueira, lançado há 40 anos, ganha versão digital
Por Redação
Álbum lançado há 40 anos pelo cantor e compositor carioca João Nogueira (1941 – 2000), Espelho ganha (re)edição somente nas plataformas digitais. Neste grande disco de 1977, lançado originalmente pela extinta gravadora EMI-Odeon, então sob a direção artística de Milton Miranda, o artista lançou músicas como Pimenta no vatapá (parceria do compositor com Claudio Jorge), Batucajé (parceria com Wilson Moreira) e Desenganos (composição de Nogueira com Mauro Duarte).
Contudo, o grande sucesso do álbum, a música que resistiu ao tempo ao longo desses 40 anos, foi mesmo a composição que deu nome ao disco, Espelho, composta por Nogueira com versos engenhosos do parceiro Paulo César Pinheiro, produtor executivo do álbum. Geraldo Vespar assina arranjos neste disco gravado com os toques de músicos virtuosos como o violonista Dino Sete Cordas (1918 – 2006), o baixista Luizão Maia (1949 – 2005) e o baterista Wilson das Neves. Espelho é um clássico da discografia do samba carioca.
Espelho é nome do disco e de uma obra-prima autobiográfica em parceria também com Pinheiro. O Portal Sambrasil – www.sambrasil.net fez este registro em sua coluna Discografia, ouça o disco.
Faixas:
- Pimenta No Vatapá (Cláudio Jorge – João Nogueira)
- Espelho (Paulo César Pinheiro – João Nogueira)
- Malandro J.B. (Renato Barbosa – Nei Lopes)
- Espere Oh! Nega (João Nogueira)
- Dora Das 7 Portas (Paulo César Pinheiro – João Nogueira)
- O Passado Da Portela (Monarco)
- Apoteose Ao Samba (Zinco – Darcy Caxambu)
- Wilson, Geraldo, Noel (João Nogueira)
- Batucajé (Wilson Moreira – João Nogueira)
- Samba De Amor (Gisa Nogueira – João Nogueira – Mauro Duarte)
- Quem Sabe É Deus (João Nogueira)
- Desenganos (João Nogueira – Mauro Duarte)
Fonte: Mauro Ferreira – G1
(Crédito da imagem: capa do álbum Espelho, de João Nogueira)