Browse By

A Arte Gerando Renda profissionalizará 150 jovens e adultos na Zona Norte do Rio

Por Redação

Após profissionalizar mais de 700 Pessoas desde 2014, o projeto “A Arte Gerando Renda” – iniciativa da ONG Favela Mundo – abre inscrições para 150 vagas em cursos de capacitação profissional voltados ao carnaval, estética e artes cênicas (maquiagem social, maquiagem artística, decoração de unhas, fantasias e adereços, artesanato e grafite). As aulas ocorrem no polo do projeto na Piedade – que também está sendo realizado na Rocinha esse semestre – e conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar, será realizado na Rocinha e em Piedade. As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas. As aulas começaram no final de outubro, mas as inscrições seguem abertas até o dia 15 de novembro.

 

A Arte Gerando Renda – indicada ao Prêmio Marketing Best de Sustentabilidade 2015 – foi criada para gerar oportunidades para moradores de favelas que têm acesso a escolas de samba e muita vontade de trabalhar com arte, porém não possuem conhecimentos básicos para exercerem funções nas agremiações. Cada curso tem a duração de dez semanas, com aulas semanais. O projeto que durará de 1 de julho a 23 de dezembro, será dividido em dois módulos, o primeiro de julho a outubro e o segundo de outubro a dezembro. Ao final os participantes receberão certificado e poderão estagiar em barracões de escolas de samba e produções teatrais.

 

“Nosso maior objetivo é capacitar jovens e adultos dessa região que tem uma demanda muito grande por mão de obra capacitada para o carnaval. Estamos retornando para a Piedade, e é um grande prazer. Já estivemos lá em 2016, os alunos gostaram tanto, que fizeram até abaixo-assinado para a nossa volta”, afirma Marcelo Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo.

 

Segundo Marcelo, a ONG espera repetir o sucesso das edições anteriores. “Muitos dos nossos ex-alunos trabalham atualmente com Carnaval, em escolas de samba, salões de beleza na Zona Sul e a maioria atualmente trabalha dentro das próprias comunidades, gerando renda de forma autônoma. Nosso intuito é fomentar o empreendedorismo social, a formação de cooperativas e fazer com que, mesmo na crise, eles possam ter formas de ganhar dinheiro sem depender das vagas nas empresas, cada vez mais escassas.”

 

Sobre a ONG Favela Mundo

Fundada em 2010 a ONG Favela Mundo já beneficiou 4.108 crianças e jovens de 125 comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Representou o Brasil em diversos eventos no exterior, entre eles destacam-se o Congresso Internacional de Pedagogia de Havana/Cuba, UNAOC-EF Summer School, na ONU em Nova Iorque e em 2014 o projeto foi reconhecido como um “modelo de inclusão social nas grandes cidades”, no World Cities Day 2014, na Sede das Nações Unidas. Ao todo a Favela Mundo já esteve presente, levando a bandeira de nosso país, em 8 eventos no exterior.

 

Em agosto de 2016 o destino foi a África que recebeu a Favela Mundo no NAIMUN, maior conferência mundial sobre terceiro setor, que ocorreu no Marrocos e debateu formas de aplicar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A entidade foi a única brasileira convidada, entre projetos de mais de 50 países.

 

Reconhecimento Internacional

A Arte Gerando Renda tem o reconhecimento da Organização das Nações Unidas, ONU, e foi destaque no site e redes sociais da entidade no Dia Mundial Pela Paz em 2015. A Favela Mundo representou o Brasil em eventos realizados na ONU em 2013, 2014 e 2015 e em 2016 esteve na África, além de participar de eventos pedagógicos e sociais em Cuba (2011, 2012 e 2014) e no México (2012).

 

SERVIÇO

– Inscrições – Até 15 de novembro ou até o preenchimento das vagas.

– Informações – 3145-2549 / 3802-5881

– Local das atividades: Rua Torres de Oliveira, 436- Várzea Country Clube, Piedade.

Carnavália-Sambacon 2017: venda de ingressos para a feira já começou

Por Redação A quarta edição da Carnavália-Sambacon já se aproxima e, para maior ...

Learn more