A 14ª edição da Feira de Arte do Rio de Janeiro – “ArtRio” foi um sucesso de público e crítica na cidade
![](https://sambrasil.net/wp-content/uploads/2024/10/WhatsApp-Image-2024-09-30-at-01.58.16-1-638x368.jpeg)
Por Gilvan Lopes #jornalistamarelofaria #catolicojornalistamarcelofaria @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura @agenciasambrasil #assessoriadeimprensa #assessordacultura
Reconhecida como um dos mais relevantes eventos do calendário das artes da América Latina, a “ArtRio”, Feira de Arte do Rio de Janeiro, movimentou a Marina da Glória, localizada no Parque do Aterro, Zona Sul carioca, levando manifestações artísticas de todo canto à capital fluminense, nesse finzinho de setembro, sua décima quarta edição, aconteceu entre os dias 25 e 29/09 de 2024, e foi um verdadeiro deleite para os amantes de todas as formas de arte. E, o Portal Sambrasil foi conferir esse evento já inserido, e sedimentado, no calendário cultural da cidade.
Desde sua primeira edição, a “ArtRio” promove um calendário de ações ao longo de todo o ano, levando conhecimento e o contato com a arte, em diferentes audiências: tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições; como também, realizando atividades educativas e culturais em espaços diversos. Com esse pensamento, o Festival estimula o mercado, e seus agentes, promovendo debates, estimulando o colecionismo e, a formação de públicos diversos. Contou, nessa edição, com mais de 100 colecionadores e curadores convidados, de fora do Rio de Janeiro, que vieram especialmente para o evento; incluindo visitantes de países como: Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. A programação também inclui visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas.
O Comitê Curatorial da “ArtRio” 2024, responsável pela seleção das galerias participantes do programa Panorama, foi formado pelos galeristas: Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte) e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4). O programa “Solo” reuniu galerias, trazendo projetos curados e desenvolvidos por um único artista.
A “ArtRio” 2024 apresentou ainda, programas especiais, como: Brasil Contemporâneo, destinado a artistas residentes fora do eixo Rio–São Paulo, representados prioritariamente por galerias das regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; além do, Jardim de Esculturas, destinado à exposição de obras tridimensionais de grandes dimensões das galerias participantes dos programas da feira. Complementou a Feira de Artes, o programa “Expansão”, que se dedicou a valorização e apoio às instituições que desenvolvem trabalhos utilizando a arte como inclusão social.