5- União do Parque Curicica é a quinta escola a desfilar na Intendente
Por Marcelo Faria
SINOPSE DO ENREDO
Enredo: Eu Vi Deus, Ela é Negra!
Mulher negra,
Por que se esconde de mim?
Será que busco em ti um retrato
Como aqueles preto e branco
Hoje, todos coloridos.
Mulher negra
O que há em ti?
Que foge de meu olhar reducionista
Mulher e outrora negra,
Outrora lésbica, outrora albina
Mulher negra
Pensei em ti
Mas ao abrir os meus olhos
Aquele quadro que pintei
Já não existia
Mulher negra
Se espalham, se multiplicam
Dancem rap ou talvez nem dancem
E este substantivo singular
A aprisionar milhões de outras mulheres
Poderiam estar nos terreiros
Em quilombos
Nas universidades
Mas indago
Me pergunto, onde estão
As outras?
Aquelas vozes
que não foram habilitadas
Mulheres negras
São tantas, tão múltiplas
Que me inquietam
Sabe, as vezes me fazem calar
Tenho medo de falar bobagens
Quando me calo
É para que as minhas palavras
Não as sufoquem ainda mais!
Cristiane Mare.
SINOPSE
EU VI DEUS, ELA É NEGRA!
Vejo Asase Yaa, Samba Kalunga e Oyá a inspirar o protagonismo de mulheres da cor de ébano, a exemplo das guerreiras que lutaram contra a escravidão. A violência não foi somente física, mas, também, espiritual. Não bastava obter a força de trabalho em prol do projeto colonizador. A estratégia consistia em soterrar as memórias trazidas da mãe África, produzindo ESQUECIMENTO. A resistência se dava mesmo através de uma aparente sujeição, como na incorporação da religiosidade católica e a formação de irmandades de devoção mariana, nas quais as mulheres negras desempenhavam papel fundamental. As irmandades eram lugares de acolhimento e proteção aos irmãos, escravizados ou libertos. Solidariedade própria às sociedades africanas! Era como se, à sombra de um imponente Baobá, elas pudessem abrigar e cuidar de seus filhos, nutrindoos com a seiva da vida, o conhecimento ancestral. Palavra e ação em benefício das comunidades. “Egbé Gèlèdé”!
EU VI DEUS, ELA É NEGRA!
Sinto a dor dilacerante das minhas ancestrais, atadas a grilhões invisíveis, alijadas de exercer o direito à educação. Uma luta que é de gênero, mas, também, é de cor. A cor preta nunca ocupou espaço merecido na escala cromática das carteiras escolares no Brasil. Estudar, nessas condições, significou e continua a significar um ato de resistência. Nossas heroínas intelectuais desabrocham mesmo em terreno hostil! Várias são as mulheres negras representantes deste importante segmento, que abarca escritoras, educadoras e pesquisadoras que contribuem para o desenvolvimento do pensamento brasileiro. A palavra, aqui, é o canhão capaz de remover as barreiras erigidas pelo etnocentrismo, abrindo espaço para o avanço de uma legião de mulheres negras, ávidas em aprender para ensinar e, assim, transformar.
EU VI DEUS, ELA É NEGRA!
Ouço, por fim, vozes que falam e encantam, extravasando uma beleza singular, que transcende o físico, propagando-se por meio de ações engajadas dentro dos movimentos políticos, sociais e culturais. Inspiradas e inspiradoras, as Oxuns seguem ladrilhando o caminho para as novas gerações, dando-lhes o sentimento de pertencimento; afinal, representatividade importa, sim! O labor árduo e contínuo contra o preconceito faz vítimas, que morrem, mas vivem em cada uma que fica. Assim, progressivamente, os espaços vão sendo ocupados e ressignificados. Feministas, orgulhosas de suas origens, empoderam-se para empoderar, alimentando um círculo virtuoso que, almejamos, não tenha fim. Negras e belas mulheres, PRESENTES, sempre!
Ideia original: Roberta Rosa;
Pesquisa e texto: Leonam Lauro Nunes da Silva;
Carnavalesco: Wagner Gonçalves.
FICHA TÉCNICA
Presidente: Lorraine Silva da Rosa
Carnavalesco: Wagner Gonçalves
Direção de Carnaval: Jeferson Carlos e Jota Lourenço
Diretor Geral de Harmonia: Marcos Mendes
Intérprete: Ronaldo Yllê
Comissão de Frente: Marcello Moragas e Marcelo Chocolate
Mestre de Bateria: Yan Hurley (Pac Man)
Rainha de Bateria: Shayene Cesário
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Ewerton Anchieta e Cássia Maria
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Ricardinho Martins e Osanna Baptista
Número de Componentes: 750
Número de Alegorias: 2 carros
Número de Alas: 15
Ordem do desfile: 5ª escola – terça-feira de carnaval (Estrada Intendente Magalhães)