09- G.R.E.S.M. Império do Futuro
Por Redação
Reportagem: Jorge Bezerra, Julia Fernandes, Gil Bezerra e Sirlene Oliveira
Fotos por Jorge Bezerra
Produção: Gil Bezerra e Julia Fernandes
Suporte Remoto: Jack Costa
Editor: Julia Fernandes
Título de Enredo: “Mentira”
Este enredo é uma reedição do Carnaval de 1986. O tema, de cunho sócio-políticocultural, foi desenvolvido como crítica às pessoas que “prometem” e “não cumprem”.
A “MENTIRA”, dizem que tem a perna curta, mas já atravessaram muitas gerações e continua ludibriando muita gente.
“…TODO MUNDO FOI CRIANÇA, MENTIU…” diz o nosso samba…quando criança temos a mente fantasiosa, isso é natural, pois, crescemos ouvindo lendas como o SACI e contos como Dª BARATINHA, entre tantos outros.
O lado feio da “MENTIRA” é quando ela é prejudicial. Podemos citar algumas:
…as tão prometidas terras aos indígenas;
…as promessas dos políticos que muitas vezes não são cumpridas;
…pessoas que falam de PAZ onde se vê guerras.
Quem nunca ouviu um adulto dizer para a criança “… fala a verdade, moleque, seu nariz está tremendo e ficando grande !!!!” … ? Isso é a personificação de PINÓQUIO, história infantil que se pode comparar aos “Pinóquios” de terno e gravata que fazem política até mesmo nas
Praças com muita alegria… e diz em nosso samba “…CHEGA DE PROMESSAS, …’TÔ
CANSADO DE SER ENGANADO”.
Entre tantos CONTOS e LENDAS, a ESCOLA tem um papel importante no mundo infanto-juvenil, pois transmite os “Saberes” respeitando as “Sabenças” que são passadas de geração em geração. E isso é a CULTURA POPULAR que tanto valorizamos e preservamos
como está no samba “…A CULTURA POPULAR É MENTIRA OU MENTIROLA…ATÉ SONHEI QUE IA APRENDER LÁ NA ESCOLA…”. Isso há mais de 30 anos.
A MENTIRA” se expandiu em toda a parte do mundo e atualmente até na INFORMÁTICA, recebendo o nome de “FAKE NEWS”.
A “MENTIRA” tem perna curta, sim, pois, a VERDADE sempre aparece. E enquanto houver ESPERANÇA, podemos trabalhar para construirmos um mundo de PAZ entre os homens.
E assim, a IMPÉRIO DO FUTURO continua trilhando caminhos para um mundo melhor, junto às crianças e jovens, com mais VERDADE, JUSTICA e IGUALDADE.