06 A – GRES Unidos de Bangu é a penúltima agremiação a desfilar nesta noite de quarta-feira (20)
Por Redação e Marcelo Faria
Equipe Sambrasil: Julia Fernandes, Gilvan Lopes, Roberta Campos, David Junior, Sirlene Oliveira, Rafael Rios, Ricardo Netto, Mariana Barcellos, Jorge Bezerra, Viviane Pinheiro, Gil Bezerra, Marcelo Faria e Jack Costa
Imagens: Proibida a reprodução das imagens e vídeos sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright: @agenciasambrasil @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura. Visite o álbum, curta e marque seus conhecidos.
GRES Unidos de Bangu, traz para a Avenida em seu desfile oficial, o enredo “Deu Castor na Cabeça”, que mistura a história do bairro da Zona Oeste, do clube de futebol e de Castor de Andrade. Desenvolvido pela dupla de carnavalescos Marcus Paulo e Clécio Régis.
Miro da Velha Guarda da Unidos de Bangu: “Não posso nem falar muito sobre esse desfile, senão eu vou chorar. Foi muito emocionante, a gente estava sentindo muita falta. E também relembramos os amigos que foram embora.”
VEJA A GALERIA DE IMAGENS QUE A EQUIPE SAMBRASIL DE REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS PRODUZIRAM.
Proibida a reprodução das imagens e vídeos sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright: @agenciasambrasil @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura
SINOPSE DO ENREDO: Deu Castor na Cabeça
A Unidos de Bangu, da Série Ouro do carnaval carioca, vai levar para a Sapucaí um enredo que mistura a história do bairro da Zona Oeste, do clube de futebol e de Castor de Andrade.
Fundada por operários da antiga fábrica de tecidos, a Unidos de Bangu, tinha como cores originais de seu pavilhão o azul e o branco. Mas em 1966, o Bangu Atlético Clube ganhou o Campeonato Carioca de Futebol e escola de samba mais antiga da Zona Oeste adotou, então, definitivamente as cores do time: vermelho e branco.
Família investiu no desenvolvimento do bairro
No enredo “Deu Castor na cabeça”, o carnavalesco Marcus Paulo vai começar contando a história do bairro, desde a época que ele ainda tinha aspectos rurais. Foi a partir dos investimentos feitos pela família de Castor de Andrade, que o bairro foi crescendo e se desenvolvendo.
“Castor de Andrade, que é o grande homenageado do enredo, já nasceu como herdeiro do jogo do bicho. A família de Castor investia no crescimento e desenvolvimento do bairro. O bairro de Bangu perde os aspectos rurais e cresce junto com essa família. A gente sabe que tem o Castor, contraventor, que comandava com mão de ferro seus negócios ilícitos, como o jogo do bicho. Mas o Castor que a gente vai levar para a avenida é o mecenas, que fez com que a comunidade estampasse os jornais não pelos crimes, mas pela escola de samba, sempre bem vestida, desfilando bem”, disse o carnavalesco.
A escola vai destacar a profunda ligação de Castor com as escolas de samba e com o clube de futebol de Bangu. E lembrar o quando o contraventor durão nos negócios se rendia à magia do carnaval.
“Quando Castor entrava na avenida ele virava um súdito do Rei Momo. Ele se ajoelhava na avenida como se fosse um templo, com todo o respeito. No meio do desfile, quando a porta-bandeira estava fora da área do julgamento, ele dançava com ela. Ele brincava, ele se divertia muito”, disse Marcus Paulo.
A escola tem um setor inteiro e uma alegoria que fazem essa grande homenagem à Mocidade Independente de Padre Miguel, a escola de Castor. Outros personagens que fazem parte da história do bairro também estarão na Sapucaí.
‘Mandava em tudo em Moça Bonita.
São ex-jogadores do time do Bangu, banguenses e moradores, como o ex-jogador Ado, que relembram passagens de Castor pelo clube. Castor de Andrade foi presidente de honra do Bangu Atlético Clube, nos anos 1980 e esteve sempre muito presente no Estádio Moça Bonita.
FICHA TÉCNICA
Presidente:
Leandro Augusto
Carnavalescos:
Marcus Paulo e Clécio Régis
Diretor de Carnaval:
Direção Geral de Harmonia:
Alexandre Carlos e Vitor Oliveira
Intérprete:
Thiago Brito
Comissão de Frente:
Vinícius Rodrigues
Mestre de Bateria:
Leo Capoeira
Rainha de Bateria:
Wenny Isa
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:
Anderson Abreu e Eliza Xavier
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:
Diego Moreira e Layane
SAMBA ENREDO: Deu Castor na Cabeça
Compositores: Dudu Senna, Richard Valença, Renan Diniz, Deodonio Neto, JotaPê, Marquinho BF, Denis Lanza, Kaoma Monteiro, Lepiane, Luizinho das Camisas e Carlitos Bahia
Voltei… Botando banca na avenida
Matando a saudade
Jamais pensei
Que essa utopia poderia ser realidade
De terno no jogo da sorte
Nos trilhos da história, a voz sem pudor
O homem sempre lembrado
Por ser benfeitor
Doutor na escola da vida, aluno exemplar
Lutei pro nosso bairro prosperar
E conquistar o que merece
Nesse sonho apostei
Em minha gente eu acredito
Fui aclamado rei, comigo vale o que está escrito
Rolou a bola em Moça Bonita, é show
A galera se agita, é gol! É gol de placa!
Sou banguense, pra sempre um caso de amor
Mascote no peito, vencedor
No velho palco da ilusão
Fui mais um súdito na corte da folia
Deixei meus passos nesse chão
Fiz brilhar mais forte a estrela-guia
E cá estou sem nunca esquecer a identidade
Vira virou, revivendo a minha Mocidade
O samba me liga ao passado
Legado de força imortal
Voltei! Eternizado no altar do carnaval
O meu palpite é forte
O mundo já sabe, respeite meu nome: Castor de Andrade!
Minha palavra é lei, nunca se esqueça
Vai dar Bangu na cabeça
Mini desfile @portalsambrasil @ligarj https://youtu.be/WuOvIx2iopA
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON XE, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.
A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!
E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.