05 – Paraíso do Tuiuti é a quinta agremiação a desfilar nesta segunda-feira
Por Gilvan Lopes e Heitor Olímpio
Fotos por Chiara Martelotta e Lucas Andrade
Suporte Mídias: Julia Fernandes
Suporte Técnico/Remoto: Jack Costa
A Paraiso do Tuiuti trouxe para a avenida o enredo: “O Salvador da Pátria”, desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos e foi a quinta escola a desfilar nesta ultima noite do Grupo Especial. Para o Presidente Renato Thor, da Paraíso do Tuiuti: “o bode é um símbolo do empoderamento popular, e da representatividade dos marginalizados, dos pobres; sofredores; ele é o verdadeiro “Salvador da Pátria”, título do enredo da agremiação, e por isso é a verdadeira imagem da minha escola: trabalha, trabalha, e trabalha, mesmo jogada as vezes a segundo plano, continua fazendo com garra a suas tarefas; é essa imagem que vai nos inspirar em nosso desfile, vamos pra labuta, com determinação e disposição, com um bode!”, disse o presidente para o Portal Sambrasil.
Na concentração nossa reportagem falou com o coreografo da comissão de frente, Filipe Moreira que nos disse sobre como vem os bailarinos e a histórias que eles querem contar nesse carnaval. “Nossa equipe é composta por 15 bailarinos, logico trazemos sempre um substituo para alguma emergência. Na verdade quando trouxeram a ideia do bode Ioiô, a gente ficou pensando como podíamos criar uma história? O que ia ser? Como isso pode virar uma coreografia. A gente pensou em o que o bode representa no Ceará, assim a gente pegou a história que o povo estava revoltado, com os coronéis, com a politica e com voto de cabresto. Pegaram o bode que transitava por ai e transformou ele em candidato, em protesto”.
E explicou o que representava o Tripé que veio junto com a comissão de frente. ”O nosso tripé é um coreto que se resolvia tudo nele, políticos falavam, pessoas se casavam. A nossa melhor ideia é retratar esse momento em que o povo se revolta e elege o bode, mas como tudo que acontece o Brasil, esse bode cai e os políticos voltam ao poder”.
Ainda conseguimos conversar com o vice-presidente, Ricardinho que em meio a celular em um ouvido e radio no outro organizava a escola com suas alas e carros alegóricos. Ricardinho que também é filho do presidente da escola Thor falou com o Portal Sambrasil, explicou o seu trabalhou árduo minutos antes da Parais do Tuiuti desfilar. “A gente tem um controle de logística da diretoria que montamos todos os carros, porque a Tuiuti está montado um carnaval muito belíssimo e grandioso”. Renatinho conclui dizendo sobre o clima da escola do Morro do Tuiuti, no bairro de São Cristóvão. ” Então a escola de samba Paraíso do Tuiuti cresceu muito depois do ano de 2014 e a comunidade abraçou de tal forma, que comprou o nosso barulho em todos os lugares, indo nos ensaios e até mesmo nas redes sociais. Eles acreditam no título e eu também” !
SINOPSE
Vocês que fazem parte dessa massa irão conhecer um mito de verdade: nordestino, barbudo, baixinho, de origem pobre, amado pelos humildes e por intelectuais, incomodou a elite e foi condenado a virar símbolo da identidade de um povo. Um herói da resistência!
Não posso provar, mas tenho total convicção da autenticidade de tudo o que a ele atribuíram…
Não se sabe muito bem de qual paragem veio aquele cabra, ou melhor, bode. Dizem que era retirante da grande seca no sertão cearense imortalizada pela escritora Rachel de Queiróz, em O Quinze. Naqueles tempos de República quase balzaquiana, o Governo interceptava as procissões de fugitivos da miséria. Com medo de uma invasão furiosa, devido à fome que consumia aqueles esquecidos teimosos em se fazerem lembrar, pastorava o povaréu num campo de concentração antes que chegassem até a cidade. Porém, como o sertanejo é, acima de tudo, um forte, quando viu a terra ardendo e sentiu a baforada do Zé Maria no cangote o bode bumbou até Fortaleza com a coragem e a cara.
Penou, mas chegou.
Sentiu a brisa fresca do litoral acariciar aquela carcaça sofrida, castigada. Deixou para trás o passado capiongo, quando foi comprado por José de Magalhães Porto, representante do industrial Delmiro Gouveia, correspondente da empresa britânica que comercializava couros, peles, sementes de algodão e borracha, a Rossbach Brazil Company, localizada na Rua Dragão do Mar, Praia do Peixe. Dali virou mascote com direito à liberdade de ir e vir que, aliás, era bem praticada. Apreciava o movimento de barcos e jangadas enquanto perambulava entre os pescadores e seguia o aroma dos tabuleiros das merendeiras, tanto que os populares da região logo se afeiçoaram ao bichim. Dizem até ter remoçado em sua nova vida à beira-mar.
Ao cair da tarde, arribava pra Praça do Ferreira sassaricar com os artistas e intelectuais, herdeiros da Padaria Espiritual, no Café Java. Os boêmios acreditavam ser o poeta Paulo Laranjeira, reencarnado depois que o cabrão reagiu ao ouvir uma composição feita pelo desencarnado em homenagem a sua decepção amorosa. Desde então, o bode caiu nos braços da boemia. Bebericava, pitava, serestava pelas ruas, vielas e mafuás, botando boneco noite a fora.
De tanto vai e vem passou a ser chamado de Ioiô.
E lá se ia o bode Ioiô bater seus cascos Belle Époque alencariana adentro, sem a menor cerimônia, entre as modas copiadas do estrangeiro pelas “pessoas de bem” da sociedade. Passeou de bonde elétrico, frequentou o Theatro José de Alencar, participou de saraus literários e até comeu a fita inaugural do Cine Moderno.
Sentiu as Mademoiselles espilicutes exalando um perfume de civilidade europeia quando saíam da Maison Art-Nouveau em direção ao Passeio Público. Doce aroma que era constantemente interrompido pelo peculiar cheirinho de certo bode que dava rabissaca pro Código de Conduta imposto que, dentre muitas medidas disciplinadoras, proibia animais soltos nas ruas. Um Dândi sertanejo tão incômodo como as camadas pobres e marginalizadas as quais o poder desejava esconder por debaixo dos tapetes chiques para não atrapalharem o savoir-vivre nas avenidas, confeitarias, jardins, clubes e salões. Assim, velhos hábitos considerados de gente subdesenvolvida deveriam ser substituídos por novos costumes, os bons modos. Tanto cidade quanto população careciam ser modificadas, remodeladas num choque de aformoseamento. Afinal, para a elite, as maravilhas do mundo moderno não harmonizavam com a matutice do povo.
Povo, aliás, que já era mamulengo nas mãos dos poderosos, há muito tempo. A política republicana havia herdado antigos sistemas coloniais que se consolidaram em influentes famílias tradicionais e no domínio dos coronéis latifundiários, pois a prática do “manda quem pode e obedece quem tem juízo” era um tiro certeiro. Cabia à população ser tratada como gado trazido em cabresto curto, quais as aves de rapina direcionavam para onde quisessem, e cativos em currais eleitorais para que ela mesma sustentasse o sistema que a prejudicava.
Com um cenário governamental mais parecido com um covil repleto de animais nocivos ao interesse público e a feérica intervenção de aculturamento, a insatisfação popular só crescia. Até que a resposta do povaréu veio em forma de protesto no mais inesperado momento: nas eleições. Ao abrir a urna eleitoral se ouviu o berro do povo escrito nos votos que elegeram o bode Ioiô para vereador na Câmara Municipal de Fortaleza. Um deboche com os poderosos. Molecagem porreta! Sem ter feito campanha um animal ruminante era eleito pelo povo como seu representante! E, de fato, há muito já era um símbolo da identificação sertaneja que a elite (ameaçada pelas cédulas de papel) queria suprimir.
Contam que o fuá já estava instalado quando os poderosos articularam um golpe para que o bode Ioiô sofresse um impedimento e não assumisse o cargo ao qual foi eleito legitimamente, em processo democrático. Porém, a justificativa jurídica de incompatibilidade de espécie não livrou os políticos daquele vexame retumbante e só alimentou o monstro: Ioiô saiu da vida pública para entrar na história.
O bode mitou. Até hoje seus admiradores o defendem como ícone de empoderamento popular, representatividade dos marginalizados. Segue comandando a revolução do inconformismo seja nas lembranças dos memorialistas, nos cordéis, nos livros, na sala de um museu ou pelos blocos carnavalescos. Ioiô é a imagem da resiliência de um povo que faz graça até da própria desgraça e, com esse jeitinho inigualável, nos revela o genuíno salvador da nossa pátria: o bom humor.
[Isso aqui, Ioiô, foi um pouquinho de Brasil].
Lembrete:
Votar em animais é e sempre será possível.
Bibliografia consultada:
BRUNO, Artur; FARIAS, Airton de, Fortaleza: uma breve história, Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2015.
GIRÃO, Raimundo, Geografia estética de Fortaleza, Fortaleza: Edições BNB, 1979.
MANUELA DA SILVA VIEIRA, Carla, O Theatro José de Alencar do início do século XX: modernidade e sociabilidades
(1908-1912), Fortaleza: SECULT, 2011.
PONTE, Sebastião Rogério, Fortaleza Belle Époque: reforma urbana e controle social 1860-1930, Fortaleza:
Edições Demócrito Rocha, 2014.
SILVA, Marco Aurélio Ferreira da, Humor, vergonha e decoro na cidade de Fortaleza (1850-1890), Fortaleza:
Museu do Ceará, SECULT, 2009.
VIEIRA, Carla M, Sociabilidade e Lazer: Fortaleza no início do século XX, Fortaleza: INESP, 2015.
Carnavalesco: Jack Vasconcelos
LETRA
“O Salvador da Pátria”
Compositores: Claudio Russo, Moacyr Luz, Zezé, Jurandir e Aníbal
Intérpretes: Celsinho Mody e Grazzi Brasil
VENDEU-SE O BRASIL NUM PALANQUE DA PRAÇA
E AO HOMEM SERVIU FERRO, LODO E MORDAÇA…
VENDEU-SE O BRASIL DO SERTÃO ATÉ O MANGUE
E O HOMEM SERVIL VERTEU LÁGRIMAS DE SANGUE
DO NADA UM BODE VINDO LÁ DO INTERIOR
DESTINO POBRE, NORDESTINO SONHADOR
VAZOU DA FOME, RETIRANTE AO DEUS DARÁ
SOPROU AS CHAMAS DO DRAGÃO DO MAR
PASSAVA O DIA RUMINANDO POESIA
BATENDO CASCOS NO CALOR DOS MAFUÁS
BAFO DE BODE PERFUMANDO A BOEMIA
LEVOU NO COLO IRACEMA ATÉ O CAIS
COM LUXO NÃO! CHÃO DE CAPIM!
NASCEU MUDERNA FORTALEZA PRO BICHIM
PEGA NA VIOLA, DIZ UM VERSO PRA IÔIÔ
O SALVADOR! O SALVADOR! (DA PÁTRIA)
ORA, MEU PATRÃO, VIDA DE GADO DESSE POVO TÃO MARCADO
NÃO PRECISA DE DOTÔ
QUANDO CLAREOU O RESULTADO
TAVA O BODE ALI SENTADO ACLAMADO VENCEDOR
NEM BERRAR, BERROU, SEQUER ASSUMIU
ISSO AQUI IÔIÔ É UM POUQUINHO DE BRASIL
O MEU BODE TEM CABELO NA VENTA
O TUIUTI ME REPRESENTA
MEU PARAÍSO ESCOLHEU O CEARÁ
VOU BODEJAR LÁ IÁ LÁ IÁ
FICHA TÉCNICA
Fundação 05/04/1952
Cores Amarelo ouro e azul pavão
Presidente Renato Thor
Quadra Campo de São Cristóvão, 33 – São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ CEP 20921-440
Telefone Quadra
Barracão Cidade do Samba (Barracão nº 03) – Rua Rivadávia Correa, nº 60 – Gamboa – CEP: 20.220-290
Telefone Barracão
Internet www.paraisodotuiuti.com.br
Imprensa Igor Ricardo Tel.: (21) 99517-7736
Everton Pereira Tel.: (21) 99874-9490
Enredo 2019 “O Salvador da Pátria”
Carnavalesco Jack Vasconcelos
Comissão de Carnaval André Gonçalves, Rodrigo Soares e Júnior Cabeça
Mestre de Bateria Ricardinho
Intérpretes Celsinho Mody e Grazzi Brasil
Rainha de Bateria Carol Marins
Mestre-Sala e Porta-Bandeira Marlon Flores e Danielle Nascimento
Comissão de Frente Filipe Moreira e Élida Brum