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Grande Rio quer ir para o trono e alcançar o título

Por Gilvan Lopes e Anderson Lopes

Fotos Mariana Barcellos, Marcelo Faria e Adriano Monteiro

Produção Adriano Monteiro

Suporte remoto: Julia Fernandes e Jack Costa

GRANDE RIO QUER IR PARA O TRONO E ALCANÇAR O TÍTULO.

Falar de Abelardo Barboza, o saudoso Chacrinha, sempre é uma festa, e a GRES Acadêmicos do Grande Rio não se fez de rogada, fez um festão na Sapucaí abusando dos jargões inventados pelo Velho Guerreiro, como era chamado o apresentador: “Vai para o trono, ou não vai”; “Ganhou o troféu abacaxi”; “Terezinha!!!” entre outros, foram entoados na Avenida, levando o povo a relembrar o comunicador, e viajar no tempo.

Portal Sambrasil falou com José Luiz Azevedo, que faz parte da Direção de Carnaval, capitaneada por seu filho: Dudu Azevedo: “Para alguma coirmã ganhar o carnaval este ano, vai ter que bater a Grande Rio; todo o trabalho foi pensado e estruturado para ganhar o título, o Renato e a Márcia Lage, carnavalescos da escola, são muito democráticos e sempre partilham conosco tudo que se relaciona ao desfile que eles tem em mente, assim fica tranquilo, pois sempre temos a visão clara daquilo que eles querem.”.

Enfim, a tricolor caxiense, vem para buzinar forte em busca do campeonato inédito.

SINOPSE

Enredo: Vi para o trono ou não vai?

“… Aquela buzina pioneira de Caruaru foi atraindo outras, assim como fazem os passarinhos com suas cantorias…

Foi no caminhão verde de meu pai, qual o dragāo do meu Sāo Jorge Guerreiro, a quem sou devoto e devo todas às minhas conquistas e proteção, que a buzina tocava sem parar… Aquele era o som! O som que eu nunca mais havia de esquecer…”

– Terezinhaaa, u,uuuu!!!!!

– Grande Riooo, u,uuuuuu!!!

– VAI PARA O TRONO OU NĀO VAI?

– Eu não vim para explicar, mas para confundirrrr!!!!!

– QUEM NĀO SE COMUNICA SE TRUMBICA!…

Hoje me consideram um fenômeno, eu disse: um FE-NÔ-ME-NO da comunicação! Comigo não tem roteiro, não tem texto, nem ponto eletrônico, direção de palco, de áudio ou de imagens. Tudo é na base da surpresa. Eu mesmo produzo, dirijo e apresento. Sacou a minha sacada, rapaziada? Desconcertei as convenções, avacalhei o posudo e o empostado. Dei valor ao mambembe e ao artista genial de sempre.

– Alô Alaor, ligue o televisorrrr!!! Que vai começar mais um programa, da TV GRANDE RIO!

Gosto de inventar coisas que não passam pela cabeça de ninguém. Coisas como um disco telefônico sobre uma roupa de jóquei. Eu me visto de bailarina, anjo, palhaço, Napoleão ou Zorro. – Para o Chacrinha não tem figurino, Seu Nicolino! Tudo cabe e tudo pode acontecer. E aconteceu na roda viva do tempo. As novidades vinham chegando, novas vozes mudaram o panorama da música popular brasileira. E eu captava tudo, foi assim com a Jovem Guarda:

-Vocês querem a cueca do Roberto Carlos?????

“…Dizem que sou louco por pensar assim

Se eu sou muito louco por eu ser feliz

Mas louco é quem me diz

E não é feliz, não é feliz…”- (Os Mutantes)

– Sou o pioneiro da loucura! O papa da Tropicália. Com a minha visão e faro, percebi que eu já era um tropicalista antes mesmo de o movimento surgir. Juntando Iracema e Ipanema, guitarra elétrica e Vicente Celestino. Eu já sabia daquilo e assinei embaixo. “Alegria, Alegria!!!” Era um bordão que eu bolei e o Caetano aproveitando o lance, fez a canção.

– Alô, ê! Alô, ê!

“…Chacrinha continua balançando a pança

E buzinando a moça e comandando a massa

E continua dando as ordens no terreiro…”

Nos meus programas havia espaço, liberdade cênica e incomodava os conformistas e os conservadores. Viva a Tropicália, Superbacana, o Domingo no Parque e os Mutantes. Viva o Rock e A Seresta, o Coração de Luto e os discos voadores! O Brasil arcaico e o moderno! Viva as bananas ao vento e o iê-iê-iê, o colar africano e a roupa de plástico. O estampado indiano e o espelho na testa. Viva a geleia geral brasileira! E aquele abraço pra quem fica… Que eu vou em frente como o velho do pastoril pernambucano, fazendo pilhéria, buzinando a moça e comandando a massa na Buzina do Chacrinha. Viva a vaia, seu Maia! E o calouro que pisa atordoado atrás do microfone que mudava de lugar a todo instante, enquanto a chacrete, com seu colante cavadão faz um show sensual ao som do tema da Pantera Cor de Rosa. É demais!…

– Mas como vai, vai bem? Veio a pé ou veio de trem?

E eu repito Dona Maria: nem tudo na vida é poesia. Enquanto o Chacrinha dorme, o Abelardo perde o sono com o fantasma do Ibope! Eu não sabia nada sobre boletins, planilhas, índices de audiência das classes A,B,C,D e Z. Eu era uma zebra, ó inocente, mas como de bobo não tenho nada, meu camarada, finalllmente, finalllmente eu aprendi como funciona o negócio. E é ai que entra Dona Florinda, a espiã que me amava. Ela espionava tudo para mim, enquanto eu me concentrava nos mais de dez programas que eu produzia por semana para a rádio e TV. Dona Florinda anotava, gravava, lia e me informava sobre tudo o que estava acontecendo pela mídia e de quebra criticava o Chacrinha quando o programa ia mal e elogiava quando tudo corria bem.

– Vocês querem abacaxi? Vocês querem o Orlando Silva? Ou a calcinha da Wanderleia?

Cheguei com a cara e a coragem, um mero desconhecido, quase sem dinheiro, e agora seu Zé? Tinha que me virar no Rio de Janeiro. Mas como dizia Dona Luzia, “tudo melhora um dia…” E melhorou. Isso é pouco? Eu não sou cachorro não! Apenas criei uma grande confusão nas ondas do rádio e nos canais de televisão.

Comunicação pra mim é juntar, ligar e virar tudo de cabeça pra baixo. Mas rrreallmente, rrrealmente tudo começou no rádio. O tímido Abelardo Barbosa, de voz anasalada e péssima dicção, ganhou sua outra metade, o velho palhaço Chacrinha, graças ao Cassino, meu programa radiofônico que se irradiava de uma pequena Chácara, uma Chacrinha em Niterói. E que foi ganhando audiência em outros estados e até fora do Brasil.

-Eu disse do Brasil varonillll, ouviuuu!

No “Cassino da Chacrinha” éramos eu e um contra-regra. Ali eu criava o ambiente de um cassino imaginário, com roletas, fichas, música tocando, panelas, apitos, grã-finos chegando e artistas dando a pinta. Eu descrevia as roupas que estavam usando, tudo muito estapafúrdio e absurdo para a época. Até o cheiro dos perfumes que invadiam o cassino. O ouvinte via, sentia e sonhava nas noites quentes e frias quando o rádio unia as pessoas e quebrava as solidões noturnas.

“Não, não é sopa não, seu Antão!”

– Roda e avisa! Quem vai pro trono? É o abacaxi? É o bonitão? É o fanho? O gago? A perua? A dondoca? A patroa? A empregada? É a voz afinada ou a cana rachada? Eu quero tudo na mais perfeita confusão, enquanto a plateia aplaude ou vaia o cachorro mais pulguento, a comerciária mais simpática, a criança mais bonita, todos do Brasil em seus poucos minutos de fama. E a Buzina é uma loucura, celebrando a vida, as datas e os eventos. Salve São Cosme e Damião! Salve o coelhinho da Páscoa! Salve o Sete de Setembro! O Dia dos Pais e das Mães! Salve você também, Seu Araquém!

– E Viva o Carnaval! Porque afinal, ninguém é de ferro!!

Estou a caminho de meu camarim e enquanto vou deixando o Chacrinha para trás… – Que rei sou eu? – O rei está nu, completamente nu, no programa que acaba quando termina…

Sou nordestino de Surubim. Trabalhei no armarinho do meu pai e na pensão da minha mãe em Recife. Fiz três anos de medicina e não segui. Viajei de navio para a Europa como baterista de Jazz e a Grande Guerra me trouxe de volta. Vejo ainda brilhar a luz derradeira de minha querida Recife, onde tudo me inspirou. E vou seguindo, ouvindo o belo frevo cantado por Alceu Valença…

“Roda, roda, roda e avisa

Que a alegria explodiu no ar

O velho guerreiro sorrindo

Subindo, subindo foi pro céu brincar

Roda, roda, roda que a vida

É um sonho que vai terminar

O bom palhaço não chora

E vai embora sem explicar (BIS)…” (Alceu Valença)

– Ô Maré!

Renato e Márcia Lage

Libras

Samba Enredo

Enredo: Vai para o trono ou não vai?

Compositores: Edispuma, Licinho JR., JL Escafura, Marcelinho Santos, Gylnei Bueno e Hélio Oliveira

LETRA

“O SHOW NÃO TERMINOU”

VOU DESFILAR NOS BRAÇOS DO MEU POVO

“OUTRA VEZ VOU FICAR MALUCO BELEZA”

“AGORA AGUENTA CORAÇÃO”

SOU O VELHO GUERREIRO, UM TROPICALISTA

EU NÃO VIM PARA EXPLICAR, VOU TE CONFUNDIR

SE EU BUZINAR… LEVA O TROFÉU ABACAXI

“Ê BAIANA”… O SEU BALANCÊ ME ENCANTA

RODA E AVISA, VEM PRO MEU SAMBA

“QUERO VÊ-LA SORRIR”, “QUERO VÊ-LA CANTAR”

SE É “MARIA OU JOÃO” DEIXA PRA LÁ

“E POR FALAR EM SAUDADE”

O PRETO E O BRANCO DA TELEVISÃO

NAS ONDAS DO RÁDIO, TOCANDO AMORES

A LUTA PELOS “BASTIDORES”

MINHA FLORINDA, A FLOR MAIS LINDA, DESABROCHOU

“CHACRINHA”, MORADA QUE BATIZA O MEU SUCESSO

CHORANDO DE “EMOÇÕES” EU ME DESPEÇO

SOU ABELARDO, AQUELE ABRAÇO

“RECIFE”… NA VEIA O ORGULHO NORDESTINO

NO FREVO DESSA GENTE ARRETADA

VOU ME ACABAR NO GALO DA MADRUGADA

“MEU IAIA”, QUANDO A SIRENE TOCAR

“A MASSA” TODA CANTAR

“VAI PARA O TRONO OU VAI?”

VEM MULATA O BUMBUM REBOLAR

EU VOU BRILHAR NA TV OUVIR DE NOVO DIZER

“OH TEREZINHA! OH TEREZINHA”

“VAI COMEÇAR MAIS UM CASSINO DO CHACRINHA”

“OH TEREZINHA! OH TEREZINHA”

“A GRANDE RIO É O CASSINO DO CHACRINHA”

FICHA TÉCNICA

Fundação       22/09/1988

Cores  Vermelho, Verde e Branco

Presidente de Honra  Jaider Soares

Presidente      Milton Abreu do Nascimento

Quadra           Rua Almirante Barroso, 5 e 6 – Duque de Caxias – RJ – CEP 25010-010

Telefone Quadra        (21) 2771-2331

Barracão         Cidade do Samba (Barracão nº 04) – Rua Rivadávia Correa, nº 60 – Gamboa

CEP: 20.220-290

Telefone Barracão     (21) 2516-5182

Internet           www.academicosdogranderio.com.br

Enredo 2018   “Vai para o trono ou não vai?”

Diretor de Carnaval:   Dudu Azevedo

Carnavalescos:          Renato e Márcia Lage

Intérprete: Emerson Dias

Mestre de Bateria:      Thiago Diogo

Rainha de Bateria: Juliana Paes

Mestre-Sala e Porta-Bandeira:          Daniel Werneck e Verônica Lima

Comissão de Frente:  Priscilla Mota e Rodrigo Neri

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