05 A – GRES União da Ilha do Governador é a quinta escola a fazer seu desfile na Sapucaí

Por Redação e Marcelo Faria
Equipe Sambrasil: Julia Fernandes, Gilvan Lopes, Roberta Campos, David Junior, Sirlene Oliveira, Rafael Rios, Ricardo Netto, Mariana Barcellos, Jorge Bezerra, Viviane Pinheiro, Gil Bezerra, Marcelo Faria e Jack Costa
Imagens: Proibida a reprodução das imagens e vídeos sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright: @agenciasambrasil @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura. Visite o álbum, curta e marque seus conhecidos.
A União da Ilha do Governador é a quinta agremiação a realizar seu desfile, traz para o enredo “O Vendedor de Orações”, desenvolvido pela dupla de carnavalescos Severo Luzardo (Im Memoriam) e Cahê Rodrigues.
“Romaria de fé, amor e esperança. Nestes tempos difíceis e estranhos, é hora de juntar as mãos e, com humildade no coração, agradecer. O brasileiro é um povo de fé! E a União da Ilha traz no seu pavilhão, o manto poderoso de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira. A Mãe do Ouro, a Mãe Negra do Brasil.”.
“Hoje eu não vou incorporar; hoje eu vou me emocionar e agradecer…”, foi a mensagem dada pelo intérprete Ito Melodia ao portal Sambrasil, se referindo ao desfile da União da Ilha, e a emoção que sentirá ao pisar na pista da Sapucaí.
Portal Sambrasil bateu um papo com Mestre Keko, que junto com Mestre Marcelo, comanda a Bateria da União da Ilha do Governador: “Vocês podem ter certeza, que faremos um grande desfile, a bateria foi moldada para que tudo dê certo”, disse o Regente.
Dona Lurdes, baiana da União da Ilha, na dispersão: Dona Lourdes falou com o Portal Sambrasil ao final do desfile e demonstrou muita confiança na volta ao Grupo Especial. “Estou muito confiante, fizemos um Carnaval de Grupo Especial e vamos voltar pra lá.” Ela ainda ressaltou que depois de 20 anos de Avenida, sentiu uma emoção diferente ao voltar ao Desfile depois desses 2 anos de Pandemia. “Até chorei! Foi muita emoção!”
VEJA A GALERIA DE IMAGENS QUE A EQUIPE SAMBRASIL DE REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS PRODUZIRAM.
Proibida a reprodução das imagens e vídeos sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright: @agencaisambrasil @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura
SINOPSE DO ENREDO: O Vendedor de Orações
O mundo parou, tanta coisa mudou, e cada um de nós teve que olhar para o seu interior. É tempo de reconstruir e transformar. O silêncio é prece, e prece é oração. É a forma pura e divina de nos conectar com o universo para ouvir e compreender.
Romaria de fé, amor e esperança. Nestes tempos difíceis e estranhos, é hora de juntar as mãos e, com humildade no coração, agradecer. O brasileiro é um povo de fé! E a União da Ilha traz no seu pavilhão, o manto poderoso de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira. A Mãe do Ouro, a Mãe Negra do Brasil.
Quando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, foi vista pela primeira vez no Brasil, o povo sofria com a escravidão, clamando dia e noite pela libertação. Os negros vindos de além-mar agonizavam nas mãos dos senhores feudais, eram chicoteados pelo capataz e castigados pelo capitão do mato. A santa encontrada tinha a cor escura como a noite. Tinha a cor da pele dos negros e está identificação, transmitiu satisfação e alegria para os negros que cantaram: “É negra a cor da noite, é forte a minha dor. É negra a cor da Santa, é santo o meu amor” (1).
Os escravos acreditaram que a imagem veio, de fato, com o intuito de transformação no pensamento e atitudes da época, almejando a abolição, livrando o povo negro do castigo e da escravidão.
Entre tantos milagres, Nossa Senhora, a Mãe Negra do Brasil, trouxe com a sua generosidade, uma lição de vida e de amor ao próximo. Escolheu o escravo Zacarias, – que havia fugido de uma fazenda do Paraná e era caçado por todos os cantos – para ser seu fiel discípulo e mensageiro. Deu a Zacarias, a nobre missão de levar o nome de Nossa Senhora, a todos os corações necessitados de amparo. De tanta perseguição, um dia Zacarias foi capturado, surrado e acorrentado nos pulsos e nos pés.
No caminho de volta, o escravo e o capataz passaram próximo à capela que havia sido construída para a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Foi então que o escravo pediu permissão ao seu caçador para rezar diante da imagem. A fé de Zacarias foi tamanha que milagrosamente as correntes se romperam, deixando-o livre. Diante do milagre, o caçador acabou por libertá-lo. Em agradecimento, Zacarias fez uma promessa: levar a imagem de Nossa Senhora ao povo brasileiro de todos os cantos. Transformou-se num cavaleiro da fé, um romeiro fiel, um vendedor de orações, propagando o amor de Nossa Senhora Aparecida em todos os corações.
Assim começou sua contribuição para a popularização da devoção à santa negra e aceitação da sua imagem ao longo do tempo, e também sua importância como representatividade.
Ferreiro, Zacarias dedicou-se com afinco ao ofício de recriar em medalhas, terços, crucifixos, escapulários a imagem de Nossa Senhora Aparecida com a oração.
Reproduziu a coroa de ouro, cravejada de diamantes e rubis, presente da Princesa Isabel. Em terracota, a imagem de Nossa Senhora reflete uma imensidão de milagres, estampa suor e lágrimas de um povo de fé que não é mais escravo, mas revive através da imagem espalhada por todo o País, a fé na santa, impressa na arte, na religião, na música, na história, na memória do povo brasileiro. Pregando a igualdade entre os povos, independente da religião, o escravo Zacarias levou a imagem de Nossa Senhora até nos terreiros de Candomblé e Umbanda. De branco, com turbantes e pano da costa, os filhos de santos ostentavam o rosário de Nossa Senhora pendurado no peito, entrelaçado com as guias e firmas de seus Orixás de cabeça. O povo do santo sabe que no sincretismo religioso, Nossa Senhora Aparecida é Oxum, orixá do ouro, do amor, da beleza, das águas das cachoeiras. As duas são mulheres. São negras como a maioria do nosso povo. São mães. Sensíveis, se comovem com o sofrimento dos seus filhos. Se compadecem de vossas dores. São generosas como os rios e as cachoeiras.
Guiam para a fartura e a vida. E como gratidão, o romeiro Zacarias continuava o seu propósito de propagar Nossa Senhora Aparecida aos diferentes povos que encontrava.
Ela era a Santa do impossível. E tal qual um protetor de Nossa Senhora, Zacarias viu os milagres de Aparecida acontecerem. No milagre das velas, em que duas velas acesas no seu altar, se apagaram e acenderam novamente, lá estava Zacarias, com a imagem de Nossa Senhora. Passando por Aparecida e vendo a fé dos romeiros, um Cavaleiro ateu zombou da fé dos religiosos e tentou entrar na Igreja a cavalo para alcançar a imagem de Nossa Senhora e destruir o local. Porém, as patas do animal ficaram presas em uma pedra. A partir daí, o homem passou a acreditar.
Era mais um sinal de Nossa Senhora e lá estava Zacarias que deixou com o homem, uma medalha com a oração de Aparecida. Foi numa visita à Basílica de Nossa Senhora, que uma menina cega se curou ao entrar com sua mãe. A mãe mal pode acreditar quando a menina cega desde que nasceu, disse: “Mãe, como essa Igreja é bonita”, curando-se da cegueira, milagrosamente.
O coração barroco de Zacarias reproduziu a imagem de Nossa Senhora com fidelidade. A imagem de terracota encontrada pelos pescadores no Rio Paraíba em 1717 tem uma característica peculiar que a define como Nossa Senhora da Conceição: a meia lua debaixo dos pés. Contam que o escravo Zacarias contava os mistérios através de dois significados profundos: o primeiro é que a lua não brilha por si mesma, mas reflete a luz do sol. Na religião cristã, o sol é Jesus Cristo. A luz sob os pés de Maria significa que sua luz vem de Jesus. E o segundo é que a lua brilha no meio da escuridão da noite. A escuridão simboliza a humanidade pecadora e a lua simboliza a pureza e a luz.
“Nossa Senhora, me dê a mão, cuida do meu coração, da minha vida, do meu destino… (2)”
É a Ilha quem vem, coberta pelo manto azul de Nossa Senhora Aparecida, gritar que é a nossa hora! É tempo de fé e resistência. É tempo de celebrar a negritude do nosso povo e de nossa padroeira!
É a Ilha que vem, unida e aguerrida, com toda a força de seu povo e as cores do seu pavilhão. No coração azul, vermelho e branco, Nossa Senhora cobre a União da Ilha com o seu manto. E a comunidade insulana com os braços abertos aos céus, se rende ao amor de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
Com a fé em Nossa Senhora Aparecida, a Ilha vai para a avenida celebrar a fé na vida. A fé na Santa padroeira, derramando samba e religião com o seu canto.
O canto de um povo de fé, um povo de união. O povo que vem da Ilha do Governador!
1 – Música do filme “O Milagre das águas” de Ronaldo Pelaquim.
2 – Música “Nossa Senhora” de Roberto Carlos
FICHA TÉCNICA
Presidente: Ney Filardi
Carnavalescos: Severo Luzardo (Im Memoriam) e Cahê Rodrigues
Diretor de Carnaval: Dudu Azevedo
Diretor Geral de Harmonia: Dudu Azevedo
Intérprete: Ito Melodia
Comissão de Frente: Priscilla Mota e Rodrigo Negri
Mestres de Bateria: Jefferson Araújo (Keko Araújo) e Marcelo Santos
Rainha de Bateria: Juliana Souza
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:
Marlon Flores e Danielle Nascimento
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:
Rodrigo França e Winnie Lopes
SAMBA ENREDO: O Vendedor de Orações
Autores do Samba: Marquinhos do Banjo, Gugu das Candongas, Almir da Ilha, Júnior Nova Geração, Rafinha da Ilha, Romeu, Rafael Mika ia e Marcio André Filho
MÃE PRETA DO BRASIL
ROGAI POR NÓS, APARECIDA!
TRAGO A ESPERANÇA NO OLHAR
EU QUE MAL SEI REZAR, NOSSA SENHORA!
DOBRO O JOELHO AOS SEUS PÉS
SANTA IMACULADA CONCEIÇÃO
O MILAGRE ACONTECEU
QUEBRAM-SE AS CORRENTES PELO CHÃO
OH! MINHA MÃE… RECEBI NOBRE MISSÃO DE AMOR
VOU SEGUINDO EM ROMARIA
LEVO O SEU NOME AONDE FOR
A VELA ACESA NO ALTAR, CLAREIA
BENDITO É O FRUTO MÃE, SEMEIA
DIVINA PROTEÇÃO A ILUMINAR
NADA É IMPOSSÍVEL QUE EU NÃO POSSA ALCANÇAR
A FÉ TRANSFORMA O MEU DESTINO
A PAZ VAI REINAR NOS CORAÇÕES
OH! PADROEIRA DE TANTOS BRASIS
MAIS TOLERÂNCIA NESSE MEU PAÍS
BANHEI SEU ROSÁRIO COM AXÉ
NA GIRA DE CANDOMBLÉ, COM OXUM NA CACHOEIRA
AGRADECER… POR VER NASCER O SOL DE UM NOVO DIA
SOU MAIS UM FILHO DE MARIA
ENTREGO MINHA ILHA EM SUAS MÃOS
E O POVO CANTA EM FORMA DE ORAÇÃO
NOSSA SENHORA APARECIDA
FAÇO DO SAMBA UM HINO DE AMOR
CUBRA NOSSOS FILHOS COM SEU MANTO
E ABENÇOE A ILHA DO GOVERNADOR
MINI DESFILE: @PORTALSAMBRASIL / @LIGARJ TV https://youtu.be/enXV35VDhVc
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON XE, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.
A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!
E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.