04 A_ GRES Unidos do Porto da Pedra quarta agremiação a desfilar na Sapucaí nesta quarta (20)
Por Redação e Marcelo Faria
Equipe Sambrasil: Julia Fernandes, Gilvan Lopes, Roberta Campos, David Junior, Sirlene Oliveira, Rafael Rios, Ricardo Netto, Mariana Barcellos, Jorge Bezerra, Viviane Pinheiro, Gil Bezerra, Marcelo Faria e Jack Costa
Imagens: Proibida a reprodução das imagens e vídeos sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright: @agenciasambrasil @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura. Visite o álbum, curta e marque seus conhecidos.
O GRES Unidos do Porto da Pedra, entra na Marquês de Sapucaí, apresentando o enredo “O Caçador Que Traz Alegrias”, desenvolvido pela carnavalesca Annik Salmon.
Mãe Estela, sinônimo de resistência contra a discriminação de negros, pobres, mulheres e, principalmente, pela valorização do ser humano. Para isto, precisou voar tão alto quanto a flecha do seu Orixá, Oxóssi, conheceu outros mundos. No retorno, trouxe a prosperidade, fazendo pelo seu povo aquilo que fez pelos Orixás.
Anik Salmon, carnavalesca Porto da Pedra: “A escola está robusta para o título. Tudo que desenhei a escola conseguiu executar com mestria. Vamos fazer esta curva e com a ajuda de Deus e de meus orixás, conseguir este título”
Pitty de Menezes, intérprete da Unidos da Porto da Pedra: Este enredo e este samba são um presente para mim e para toda comunidade de São Gonçalo. Estamos preparados para voltar a nosso lugar”.
Primeiro Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Porto da Pedra Rodrigo França e Cintya Santos: “Depois de 2 anos parados, lutando pro Carnaval acontecer… não desistimos e pisar aqui na Avenida de novo, foi uma emoção muito grande. Antes da gente entrar, choramos bastante, mas Graças a Deus conseguimos colocar em prática tudo o que a gente ensaiou. Hoje estamos fazendo 15 anos juntos, mais um motivo de grande emoção e vamos em busca dos 40 pontos!”
Cintya também destacou a qualidade da pista e da iluminação. “Essas melhorias na infraestrutura, facilitaram o nosso trabalho.”
VEJA A GALERIA DE IMAGENS QUE A EQUIPE SAMBRASIL DE REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS PRODUZIRAM.
Proibida a reprodução das imagens e vídeos sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright: @agencaisambrasil @portalsambrasil @sambrasilturismoecultura
SINOPSE DO ENREDO: O Caçador Que Traz Alegrias
“assim aconteceu o encantamento”
Em frente àquela casa, relembrando um passado não distante, vi uma menina arredia e reservada. Era noite de Natal, luzes acesas, a mesa arrumada com frutas da época colhidas no quintal. Duas mulheres conversavam sobre aquela menina de cabeça baixa. Ganhou da matriarca uma fruta, não conseguia enxergá-la, a distância não permitia, mas o perfume agradável bailou pelo ar. Era uma maçã tirada do “pé do santo”. Isso tudo aconteceu nos arredores de São Gonçalo do Retiro. A imagem ficava cada vez mais nítida em meus olhos, percebi fitas vermelhas e brancas que encantavam não só meu olhar, mas da menina, que olhava em silêncio, sem perceber que ali, num futuro presente, seria sua futura morada. Ainda com a fruta na mão, a menina levantou seu pequeno rosto, revelando um olhar atento, cruzando com os olhares carinhosos da matriarca. Uma questão de destino traçado no céu, no infinito, preciso como a minha flecha de caçador.
“o caçador que chegou com a alegria”
Seu destino já havia sido traçado. Xangô escolheu, oxalá abençoou, Oxum cuidou da menina no dia do seu renascimento, e Oxóssi, certeiro, lhe transformou em rainha. Criança, Iaô 1, adulta, Iá 2, a partir de seu renascimento, vida e sagrado tornaram-se uma única pessoa. O caçador trouxe alegria para os moradores da roça de São Gonçalo, Iá proporcionou felicidade e prosperidade. Iá tornou-se uma mulher detentora da magia encantadora, tão poderosa quantos os mistérios da vida. Destemida, atravessou o tempo como a flecha de Odé 3, criou um laço tão intenso de fraternidade, com seu olhar carinhoso aos seus semelhantes. Aprendeu com Odé uma nova forma de viver, seu arco e sua flecha significavam o ato criador em busca da perfeição. Assim como seu ele dá 4, o dono de sua vida, tornou-se uma grande líder.
“meu tempo é agora”
O Tigre de São Gonçalo olha para aquela roça, as fitas de papel vermelhas e brancas, ainda balançam no ar, os “pés de santo”, continuam a dar seus frutos, alimentando todo o grupo. Passado e presente se encontraram. Tentar decifrar os mistérios do tempo é mergulhar no que se viveu, o tempo é sagrado, tempo é Orixá, o tempo é como uma flecha que percorre os mundos e retorna ao presente. Hoje, vejo aquela pequena menina, em seus olhos marejados de saudade. Vejo agora aquela mulher, cuidando da saúde, da alimentação de crianças; muitas vezes, ela foi mãe sem saber. Mãe, protetora e zeladora. Odé mostrou-lhe o caminho, ensinou-lhe a lutar com as contradições. Hoje, esta mulher transformou-se em símbolo de luta pela tradição da fé. Sinônimo de resistência contra a discriminação de negros, pobres, mulheres e, principalmente, pela valorização do ser humano. Para isto, precisou voar tão alto quanto a flecha do seu Orixá, conheceu outros mundos. No retorno, trouxe a prosperidade, fazendo pelo seu povo aquilo que fez pelos Orixás.
“o que não se escreve o tempo apaga”
Mulher negra, mãe, zeladora, Iá. Defensora da cultura negra e de nossas tradições, recebeu prêmios, homenagens, títulos de doutora, sentou-se em trono de reis e de academias, criou biblioteca e escola, viajou o mundo. Escreveu. Em seus livros, ensinamentos passados pelas histórias contadas pelas tias, dos dias e noites sentados aos pés dos mais velhos, escutando os mais novos, os mais sábios, das viagens que fez, das pessoas que conheceu. Odé sabe o que faz. Odé, com sua flecha, é a segurança de sua trajetória. Odé, o caçador de alegrias. Odé Kayodê traz a alegria, Odé Kayodê é Mãe Stella de Oxóssi.
Annik Salmon – carnavalesca
Carlos Carvalho – pesquisador
FICHA TÉCNICA
Presidente:
Fábio Montibelo
Carnavalesca:
Annik Salmon
Diretor de Carnaval:
Aluizio Mendonça
Direção Geral de Harmonia:
Luiz Borges, Miguel Júniore Ivan Brasil
Intérprete:
Pitty de Menezes
Comissão de Frente:
Paulo Pinna
Mestre de Bateria:
Pablo
Rainha de Bateria:
Kamila Reis
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:
Rodrigo França e Cintya Santos
2º Casal de Mestre-Sala e Porta
Jhony Matos e Pietra Brum
SAMBA ENREDO: O Caçador Que Traz Alegrias
Compositores: OBÁ ADRIANO OBIODUN, GUGA MARTINS, PASSOS JÚNIOR, ABÍLIO JR, NANDO TAVARES, WAGNER RODRIGUES, CLAIRTON FONSECA, LEANDRO GAÚCHO E AILSON PICANÇO
Hoje vai ter festa no orum
Mata virgem deixa serenar
Brilha uma estrela
Assenta o orixá
É o caçador seu eledá
Okê arô! Okê okê arô!
Menina vagueia ao som do tambor!
Okê arô! Okê okê arô!
Pisa na areia e bate o tambor!
Chefe da casa escolheu yaô (ê kaô)
Quem veste branca abençoa iyá (epa babá)
Protege a senhora do ouro
A lei é o grande tesouro
Seis pra defender
Seis para julgar
O santo dança céu relampejou!
Não tem demanda! Não tem cativeiro
Meu filho, antes de nós derem cor
Já escutava a voz dos terreiros
Tem fita vermelha e branca
Alma na ponta da lança
Ensina nossas crianças: Destino é lutar
Memórias o vento não pode levar
Escritas à luz do luar
Roda yabá é ginga!
Canta pra firmar curimba!
No toque do aguerê chamei o povo
Agogô mi ro lese, mãe stella motumbá!
Flecha certeira de odé eu quero ver segurar
Cabeça feita quando o tigre passa.
Mini desfile @portalsambrasil @ligarj https://youtu.be/xswOR0t0lbs
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON XE, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.
A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!
E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.