03 – Portela entra na avenida reverenciando Clara Nunes
Por Gilvan Lopes e Heitor Olímpio
Fotos por Chiara Martelotta e Lucas Andrade
Suporte Mídias: Julia Fernandes
Suporte Técnico/Remoto: Jack Costa
No enredo: “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá”, desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães, fará uma grande homenagem a Clara Nunes, cantora, compositora, e portelense acima de tudo. O Portal Sambrasil conversou com alguns integrantes ilustres da azul e branco de Madureira:
O Presidente Luis Carlos Magalhães, “Uma honra para nós portelenses falarmos de Clara, aliás é um débito que a Portela tinha, e antes tarde que nunca, nós pagamos, toda a comunidade queria essa homenagem; preparamos um grande desfile, o barracão ficou pronto com antecedência ao previsto, mesmo com as dificuldades que todas a agremiações tiveram, e eu estou feliz da vida, e confiante na minha Escola!”.
Gilsinho, intérprete da Portela: “Que samba maravilhoso! Que melodia! Fica fácil passar na avenida assim! É pra ficar eternizado na história dos desfiles; e só me dá certeza de que faremos um grande desfile!”. Bianca Monteiro, Rainha de Bateria, e cria da Portela, corroborou com o discurso do cantor: “Quando ouvi esse samba, lá atrás, na época do concurso de sambas, fiquei apaixonada por ele; vou vir fantasiada de “Oyá Onirá”, e mandarei bons fluidos para nossos Ritmistas!”.
Tia Surica, integrante da Velha Guarda, e ícone no mundo do samba, resumiu bem: Clara sempre ocupou posição de destaque nos desfiles; é madrinha da Velha Guarda até hoje lembrada por nós que somos integrantes da Ala; e até puxou sambas enredos na avenida. Ela e os portelenses, famosos e anônimos, sempre caminharam de mãos entrelaçadas: Clara é nossa estrela!!”.
A escola exalta a importância cultural de Madureira, das festas, terreiros e do contagiante carnaval popular, enfatizando a contribuição do bairro para a formação da identidade que caracterizou Clara Nunes: a BRASILIDADE. Ressaltando a diversidade e a atualidade de sua trajetória biográfica e seu vasto e plural repertório musical, constituído de sambas-canção, sambas-enredo, partidos-altos, marchas-rancho, forrós, xotes, afoxés, repentes e canções de influência dos pontos de umbanda e do candomblé.
SINOPSE
A Portela vai apresentar no carnaval de 2019 uma homenagem à cantora Clara Nunes, ressaltando a diversidade e a atualidade de sua trajetória biográfica e seu vasto e plural repertório musical, constituído de sambas-canção, sambas-enredo, partidos-altos, marchas-rancho, forrós, xotes, afoxés, repentes e canções de influência dos pontos de umbanda e do candomblé. Para isso, pretende sair do lugar-comum das narrativas sobre sua vida ou de uma colagem de títulos de sua discografia. Nossa escola exalta a importância cultural de Madureira, das festas, terreiros e do contagiante carnaval popular, enfatizando a contribuição do bairro para a formação da identidade que caracterizou Clara Nunes: a brasilidade.
O meu lugar,
tem seus mitos e seres de luz.
É bem perto de Oswaldo Cruz*
Em 1924, no primeiro carnaval da Portela, fundada em abril do ano anterior, o coreto de Madureira, criado pelo cenógrafo José Costa, reproduzia a imponente Torre Eiffel. Visitando o bairro na companhia de alguns amigos, Tarsila do Amaral não apenas eternizou aquela imagem numa tela, como também mostrou para seus pares modernistas que as festas populares do nosso subúrbio incorporavam os mais diversos elementos culturais. Sem dúvida, Madureira sempre teve um ar moderno, como a própria trajetória de Clara Nunes, que parece ter emergido de uma obra modernista, como se fosse uma tela da Tarsila: a Mineira representa a mais plural expressão da brasilidade. Morena. Mestiça.
Porque tem um sanfoneiro no canto da rua,
fazendo floreio pra gente dançar,
tem Zefa da Porcina fazendo renda
e o ronco do fole sem parar**
Clara nasceu no interior mineiro, num lugar que hoje se chama Caetanópolis. Ainda menina, trabalhou numa fábrica de tecidos para conseguir sobreviver, mas seu destino já estava traçado. Tinha como missão cantar o Brasil! Ao longo da infância, conheceu de perto as tradições culturais e as festas folclóricas interioranas, certamente recebendo influência de seu pai, Mané Serrador, mestre de canto de Folia de Reis e violeiro dos sertões das Gerais. Sua brasilidade, como herança de sua origem, sempre valorizou a diversidade regional de nosso país. A voz de Clara fez ecoar os ritmos do povo, na saborosa confusão dos mercados populares, seja do nordeste ou de qualquer outro recanto desta nação.
Alçando voos mais ousados, Clara mudou-se para Belo Horizonte, onde participou de concursos, realizou os primeiros trabalhos artísticos e conquistou espaço nos meios de comunicação. Chegando ao Rio de Janeiro, seguiu fazendo sucesso e conheceu o misticismo que aflorava em Madureira, incorporando-o à sua identidade.
Sou a Mineira Guerreira,
filha de Ogum com Iansã***
Até então, a artista cantava principalmente boleros e sambas-canções. Após ter contato com o ancestral universo afro-brasileiro de Madureira, a mineira se transformou igual ao céu quando muda de cor ao entardecer. E nunca mais foi a mesma: visitou os terreiros, quintais e morros de Oswaldo Cruz e Madureira, vestiu-se de branco, incorporou colares, turbantes e contas, cantou sambas e pontos de macumba. Seu repertório se expandiu. A imagem de Clara evocando os Orixás, irmanada ao povo de Santo, eternizou-se na memória de seus fãs. Ela se tornou a Guerreira que não temia quebrantos, dançando feliz pelas matas e bambuzais, sambando descalça nas areias da praia, unindo a essência negra de Angola ao subúrbio carioca. E assim, sua voz rapidamente se espalhou. Seu canto correu chão, cruzou o mar, foi levado pelo ar e alcançou as estrelas. Uma força da natureza que brilhou como um raio nos palcos e terreiros, iluminando o coração dos portelenses. Nada disso foi por acaso.
Portela, sobre a tua bandeira
esse divino manto.
Tua Águia altaneira
é o Espírito Santo
no templo do samba****
Desde que foi fundada, a Portela tem uma presença significativa de elementos típicos do mundo rural, trazidos pelo povo simples do interior, sobretudo do interior de Minas Gerais, mesclados à negritude que vibrava em Madureira. Talvez tenha sido por isso que a identificação de Clara com a Portela foi imediata. Ela sempre ocupou posição de destaque nos desfiles, é madrinha da Velha Guarda e até puxou sambas-enredos na avenida. Ela e os portelenses, famosos e anônimos, sempre caminharam de mãos entrelaçadas, voando nas asas da Águia. Um dia, inesperadamente ela partiu. Trinta e cinco anos se passaram desde então. A dor da saudade sempre reverberou no coração de todos, tornando-a uma estrela ainda mais cintilante. Agora está na hora de a Guerreira reencontrar seu povo mestiço, para mais uma vez brilhar na avenida. Vestida com o manto azul e branco e a Águia a lhe guiar, voa minha Sabiá.
Até um dia!
* O Meu Lugar – Arlindo Cruz e Mauro Diniz
** Feira de Mangaio – Glorinha Gadelha e Sivuca
*** Guerreira – João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro
**** Portela na Avenida – Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte
Carnavalesca: Rosa Magalhães
Sinopse: Fábio Pavão e Rogério Rodrigues
LETRA
“Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá”
Autores: : Jorge do Batuke, Valtinho Botafogo, Rogério Lobo, Beto Aquino, Claudinho Oliveira, José Carlos, Zé Miranda, D’Sousa e Araguaci
Intérprete: Gilsinho
AXÉ… SOU EU
MESTIÇA, MORENA DE ANGOLA, SOU EU
NO PALCO, NO MEIO DA RUA, SOU EU
MINEIRA, FACEIRA, SEREIA A CANTAR, DEIXA SERENAR
QUE O MAR… DE OSWALDO CRUZ A MADUREIRA
MAREIA… A BRASILIDADE DO “MEU LUGAR”
NOS VERSOS DE UM CANTADOR
O CANTO DAS RAÇAS A ME CHAMAR
DE PÉ DESCALÇO NO TEMPLO DO SAMBA ESTOU
É ROSA, É RENDA, PRA ÁGUIA SE ENFEITAR
FOLIA, FURDUNÇO, IJEXÁ
NA FESTA DE OGUM BEIRA-MAR
É PONTO FIRMADO PROS MEUS ORIXÁS
EPARREI OYÁ, EPARREI…
SOPRA O VENTO, ME FAZ SONHAR
DEIXA O POVO SE EMOCIONAR
SUA FILHA VOLTOU, MINHA MÃE
PRA VER A PORTELA TÃO QUERIDA
E FICAR FELIZ DA VIDA
QUANDO A VELHA GUARDA PASSAR
A NEGRITUDE AGUERRIDA EM PROCISSÃO
MAIS UMA VEZ DEIXEI LEVAR MEU CORAÇÃO
A PAULO, MEU PROFESSOR
NATAL, NOSSO GUARDIÃO
CANDEIA QUE ILUMINA O MEU CAMINHAR
VOLTEI À AVENIDA SAUDOSISTA,
PRO AZUL E BRANCO MODERNISTA… ETERNIZAR
VOLTEI, FIZ UM PEDIDO À PADROEIRA
NAS CINZAS DESTA QUARTA-FEIRA… COMEMORAR
NOSSAS ESTRELAS NO CÉU ESTÃO EM FESTA
LÁ VEM PORTELA COM AS BÊNÇÃOS DE OXALÁ
NO CANTO DE UM SABIÁ
SAMBANDO ATÉ DE MANHÃ
SOU CLARA GUERREIRA, A FILHA DE OGUM COM IANSÃ
FICHA TÉCNICA
Fundação 11/04/1923
Cores Azul e Branco
Presidente de Honra Monarco
Presidente Luis Carlos Magalhães
Quadra Rua Clara Nunes, 81 – Madureira – Rio de Janeiro – RJ CEP 21351-110
Telefone Quadra
Barracão Cidade do Samba (Barracão nº 06) – Rua Rivadávia Correa, nº 60 – Gamboa – CEP: 20.220-290
Telefone Barracão
Internet www.gresportela.com.br
Imprensa Raphael Perucci
Tel.: 21. 99460-2127
Enredo 2019 “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá”
Carnavalesca Rosa Magalhães
Comissão de Carnaval Fábio Pavão, Claudinho Portela, Jr. Schall e Marcos Aurélio Fernandes
Intérprete Gilsinho
Mestre de Bateria Nilo Sérgio
Rainha de Bateria Bianca Monteiro
Mestre-Sala e Porta-Bandeira Marlon Lamar e Lucinha Nobre
Comissão de Frente Carlinhos de Jesus